De cada 10, sete indústrias do país não conseguem matéria-prima
Levantamento feito pela CNI. A maioria das companhias entrevistadas disse que a situação deve se normalizar só no segundo semestre

Mariane Veiga
Publicado em: 09/04/2021 às 11:43 | Atualizado em: 09/04/2021 às 11:43
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que mais de 70% das empresas do setor industrial tem dificuldades em obter insumos e matérias-primas nacionais e importados.
De acordo com a entidade, 73% das empresas da indústria geral (extrativa e de transformação) e 72% do setor de construção enfrentam essas barreiras.
A maioria das companhias entrevistadas (42%) disse que a situação deve se normalizar só no segundo semestre. Outros 37% esperam que seja no primeiro semestre.
Leia mais
Coronavírus não para indústrias da ZFM até junho, garante FIEAM
Em fevereiro, 45% das empresas da indústria geral afirmaram ter dificuldade em atender parte da demanda.
O percentual é menor do que em novembro, quando outra pesquisa anterior registrou dificuldades para 54%. Na indústria da construção, 30% das empresas relataram dificuldade.
Segundo o presidente da CNI, Robson Braga, houve frustração nas expectativas de normalização das cadeias produtivas nacionais no primeiro semestre de 2021.
Ele afirmou que, na primeira onda de covid-19, a compra de insumos pelas empresas foi cancelada e os estoques foram reduzidos.
Segundo ele, houve aumento no custo dos insumos e matérias-primas importados para as indústrias brasileiras.
De acordo com a pesquisa, 65% das empresas da indústria geral que utilizam insumos importados, estão com dificuldades para conseguir insumos, mesmo pagando mais caro.
Esse percentual sobe para 79% das empresas no setor de construção que precisam importar insumos ou matérias-primas.
“O resultado foi um aumento ainda mais acentuado de preços e uma dificuldade ainda maior de obter os insumos e matérias-primas”, afirmou o presidente da CNI.
Leia mais no Poder360.
Foto: Miguel Ângelo