Decreto que atravessa linhão por terra indígena sai nesta semana

Publicado em: 03/03/2019 às 09:04 | Atualizado em: 03/03/2019 às 09:04

por Neuton Corrêa, da Redação

 

Fontes de Brasília informaram ao BNC AMAZONAS que o governo federal deve publicar, logo após o Carnaval, provavelmente na quarta ou quinta-feira, um decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinando a passagem do linhão de Tucuruí pelo território indígena waimiri-atroari, na divisa do Amazonas com Roraima, no município de Presidente Figueiredo (AM).

A aceleração das obras foi tratada na quarta-feira passada, dia 27, em reunião do presidente com seu Conselho de Defesa Nacional.

A pauta do encontro foi a dependência de Boa Vista da energia da Venezuela, hoje em crise, e que pode desligar o botão da eletricidade, porque o governo brasileiro tem se posicionado contra o regime de Nicolas Maduro.

E a situação pode ter sido agravada na quinta-feira, dia 28, depois que Bolsonaro recebeu com honras de chefe de estado o autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó (foto).

O decreto, porém, está sendo monitorado por políticos, ambientalistas e principalmente pelo Ministério Público Federal (MPF), que já anunciou que vai reagir à medida pretendida por Bolsonaro.

Para integrantes do órgão, o decreto, na verdade, tenta atropelar questões ambientais e evitar o diálogo com os waimiri-atroari, quase dizimados por projetos desenvolvimentistas da ditadura militar, nas décadas de 1970 e 1980.

Leia mais:

Índios narram a Guernica Amazônica na construção da BR-174

 

Foto: Alan Santos/Presidência da República