Deputado sai da base e fragiliza ainda mais Amazonino na ALE-AM

Publicado em: 12/04/2018 Ă s 12:47 | Atualizado em: 17/04/2018 Ă s 11:33
O deputado estadual Carlos Alberto (PRB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) para anunciar que estĂ¡ deixando a base do governo na Casa.
A saĂda dele do bloco fragiliza ainda mais o governo Amazonino Mendes (PDT), que nunca teve maioria desde que foi eleito no ano passado e ainda perdeu aliados na disputa da prĂ©-temporada eleitoral de 2018.
Desde 2017, Amazonino coleciona derrotas na ALE-AM com derrubas de projetos e vetos puxadas pela oposiĂ§Ă£o, fato que obrigou o governador a conceder reajuste a seus secretĂ¡rios, na semana passada, sem precisar da anĂ¡lise do Legislativo. O reajuste saiu por meio de decreto.
Carlos Alberto informou, porĂ©m, que nĂ£o serĂ¡ oposiĂ§Ă£o ao governo e que atuarĂ¡ de forma independente.
Essa saĂda dele do bloco governista jĂ¡ Ă© reflexo dos contornos que ganharam as eleições que se aproximam.
É que o parlamentar pertence ao PRB, legenda que ficou no arco de aliança do senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato a governador.
Carlos Alberto disse que, como deputado estadual, Ouvidor/Corregedor, presidente da ComissĂ£o de ProteĂ§Ă£o e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da ALE-AM, vai continuar lutando por um estado com mais segurança, saĂºde e educaĂ§Ă£o.
“Por respeito a populaĂ§Ă£o, eu continuarei a exercer meu dever como parlamentar no Amazonas. Estou no meu terceiro mandato e represento o povo. Isso muito me honra e hoje estou como lĂder do Partido Republicano Brasileiro na Casa Legislativa, o qual tem presidente nacional o Dr. Marcos Pereira. Nosso compromisso com a sociedade continua”, afirma o deputado Carlos Alberto.
Grupos da ALE-AM
Com o fechamento da janela da infidelidade, a correlaĂ§Ă£o de forças na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) colocou o governo em situaĂ§Ă£o delicada, restando Ă base apenas oito dos 24 deputados.
Em tese, estĂ£o com o governo oito deputados: Adjuto Afonso (PDT), Vicente Lopes (SD), Wanderley Dallas (SD), Belarmino Lins (PP), Orlando Cidade (PV), Alessandra Campelo (MDB), Dr Gomes (PRP) e Dermilson Chagas (PP).
Seis deputados estĂ£o entre os aliados do senador e prĂ©-candidato ao governo Omar Aziz (PSD): JosuĂ© Neto (PSD), MĂ¡rio Bastos (PSD), Ricardo Nicolau (PSD), Sidney Leite  (PSD), Cabo Maciel (PR) e Carlos Almeida (PRB).
Os deputados contados como aliados do presidente da ALE-AM, David Almeida, tambĂ©m sĂ£o seis: Serafim CorrĂªa (PSB), Platiny Soares (PSB), SabĂ¡ Reis (PR), Abdala Fraxe (Podemos), Augusto Ferraz (DEM), Francisco Souza (Podemos). O que, contando com o prĂ³prio David, somam sete parlamentares neste grupo.
HĂ¡, ainda, os deputados de oposiĂ§Ă£o JosĂ© Ricardo (PT) e Luiz Castro (PR), alĂ©m de uma indefiniĂ§Ă£o de SinĂ©sio Campos (PT), que tem mantido conversas com David Almeida e jĂ¡ foi lĂder do governo Omar Aziz.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/ALE-AM