Deputados federais são reprovados por 66% dos eleitores do país
A reprovação do Senado e da Câmara são similares, sendo 63% e 66%, respectivamente

Mariane Veiga
Publicado em: 12/07/2022 às 21:12 | Atualizado em: 12/07/2022 às 21:12
Dois terços dos eleitores do Brasil (66%) não aprovam o trabalho realizado na Câmara dos Deputados. No entanto, 66% dos entrevistados disseram não lembrar como votou em 2018 para o poder legislativo.
As informações são de uma pesquisa da Quaest feita a pedido da escola de formação política RenovaBR.
Ainda segundo a pesquisa, 19% das pessoas ou votaram branco e nulo ou sequer foram votar nas últimas eleições federais. Apenas 15% lembravam no candidato ou legenda escolhida.
A reprovação do Senado e da Câmara são similares, sendo 63% e 66%, respectivamente.
Leia mais
Senadores e deputados têm 38% de reprovação do brasileiro
Quando perguntados sobre o que achavam dos políticos de maneira geral, os eleitores demonstram ainda mais insatisfação: 73% reprovam. 86% acreditam que caso houvesse uma renovação grande no Congresso nas eleições deste ano, essa mudança seria positiva. 5% ficaram indiferentes e somente 6% acreditariam que seria negativa.
A escolha do voto para deputados e senadores dividiu os entrevistados, pois 47% disseram que a fazem pelo menos um mês antes das eleições, mas 36% optam apenas uma semana antes de irem votar.
Voto esse que nem sempre é feito de forma completamente consciente, afinal, 55% admitiu não saber o que faz um deputado federal.
Mesmo assim, quase metade (48%) disse levar em consideração as propostas feitas pelos candidatos e a regionalidade foi apontada por 32% dos eleitores, ou seja, quando há uma proximidade ou quando o político é da mesma cidade.
Leia mais no UOL.
Foto: Reprodução