Deputados cobram de Lira impeachment de Bolsonaro indiciado na CPI
Oposição se manifestou após a aprovação do relatório final da CPI que indicia o presidente da República por vários crimes

Publicado em: 26/10/2021 às 22:24 | Atualizado em: 26/10/2021 às 22:24
Deputados federais de oposição ao governo cobram do presidente da Câmara, Arthur Lira andamento de um dos 130 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).
A reação ocorre após aprovação nesta terça, 26, do pedido de indiciamento de Bolsonaro por nove crimes, que constam relatório final da CPI da Covid.
O relatório final da investigação foi aprovado por 7 votos a 4.
O parecer do senador Renan Calheiros (MDB-AL) encaminha um total 80 indiciamentos, incluindo o de Bolsonaro, por atos e omissões na pandemia de covid-19.
O documento sugere que o chefe do Executivo seja processado por sete crimes previstos no Código Penal, entre crimes contra a humanidade por extermínio, perseguição e outros atos desumanos, além de dois crimes de responsabilidade por condutas adotadas ao longo da crise do coronavírus.
As investigações agora dependem da Procuradoria-Geral da República (PGR), no caso dos crimes comuns, e da Câmara, em relação aos crimes de responsabilidade.
O relatório aponta que 120 mil mortes poderiam ter sido evitadas até março deste ano se o Brasil tivesse adotado medidas de contenção do vírus de forma sistemática.
Leia mais no UOL
Leia mais
Trump exalta Bolsonaro no dia de seu indiciamento na CPI
Se Aras não investigar Bolsonaro, senador da CPI vai ao STF
Pelos 606 mil mortos, CPI da covid aprova relatório que indicia Bolsonaro e 79
Foto: Isac Nóbrega/PR