Deputados rejeitam debater reforma da previdência nos estados

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 14/02/2017 às 18:53 | Atualizado em: 14/02/2017 às 19:02

Por 13 votos contra e 11 a favor, a comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma da previdência rejeitou, nesta terça (14), um requerimento que pede a realização de seminários regionais, para que a população participe dos debates sobre a reforma previdenciária em todos os estados brasileiros.

Um dos votos contrários foi do vice-líder do Governo na Câmara, deputado Darcísio Perondi, do PMDB gaúcho. O deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) esteve presente em alguns momentos da reunião, mas não participou das votações e não foi encontrado pela reportagem do BNC. O partido dele votou contra a realização de seminários regionais.

O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), argumentou que o debate nacional, na Câmara, não é discriminatório e não afasta a população. No entanto, ele disse ao repórter do BNC que vai analisar a estrutura da comissão e apresentar uma solução aos deputados até a próxima quinta (16). “Provavelmente será aberto espaço, se for solicitado pelos deputados federais, para realizar seminários regionais”, afirmou.

A deputada Jandira Feghali, do PCdoB carioca, e o deputado Alessandro Molon, da Rede, criticaram duramente o resultado da votação. “A ala governista têm medo de debater a reforma com a população e tem pressa para aprovar a reforma, pois não há apoio nem da própria base. É importante debater com a população, pois o Brasil tem dimensões continentais”, disse Feghali.

Veja a entrevista do deputado Alessandro Molon ao repórter do BNC Brasília, Carlos Eduardo Matos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=oTrtprk6ZCw

Foto: BNC