DPE-AM reforça atendimento no interior com posse de oito defensores

Os novos defensores foram aprovados em concurso público realizado em 2018

DPE-AM reforça atendimento ao público com posse de oito defensores

Mariane Veiga

Publicado em: 16/10/2020 às 17:47 | Atualizado em: 16/10/2020 às 17:47

O defensor público-geral do Amazonas (DPE-AM), Ricardo Paiva, deu posse hoje (16) a oito novos defensores públicos para reforçar o atendimento à população e a instalação de polos no interior do estado.

Os novos defensores foram aprovados em concurso público realizado em 2018. São eles Thatiana David Borges; Livia Azevedo de Carvalho; Renata Visco Costa de Almeida; Francine Lucia Buffon Baldissarella; José Antonio Pereira da Silva; Mirella Leal Cabral Maciel; Thiago Torres Cordeiro e Bernardo Mello Portella Campos.

Paiva afirmou que 2020 foi um ano de superação, que “ensinou que podemos ir muito além. Os próximos meses vão requerer de cada um de nós, de todos os poderes, ânimo, coragem e empenho para enfrentar desafios e resgatar a dignidade de milhares que foram assolados pela atual crise”.

 

Parcerias

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Alberto Nascimento, reafirmou a importância de uma atuação conjunta pelo bem comum.

“Ministério Público e Defensoria têm os mesmos escopos, que são o interesse público e a justiça social. Que busquemos a justiça como plano maior da nossa atividade. Cada um de nós leva a luz da Justiça a cada assistido e assistida mais humilde do nosso interior”.

A presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), Mária José Nápolis, disse aos novos servidores que “é hora de colocar a mão na massa. O trabalho não é fácil, mas se, por um lado, as dificuldades existem, não há, por outro lado, trabalho mais gratificante”.

Atualmente, a DPE está instalada nas regiões dos rios Madeira, médio e baixo Amazonas e médio e alto Solimões. Alcança, dessa maneira, 31 dos 61 municípios do interior.

De acordo com Paiva, a meta de sua gestão é instalar mais quatro polos, sendo um destes ainda neste final de ano. Os próximos municípios contemplados pela DPE são Maués, Coari, Manacapuru e Lábrea.

 

Os polos da DPE no interior

Madeira: tem sede em Humaitá e atende também os municípios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré e Apuí.

Médio Amazonas: tem sede em Itacoatiara e atende também aos municípios vizinhos de Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

Baixo Amazonas: tem sede em Parintins e alcança os municípios de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

Médio Solimões: com sede em Tefé, alcança os municípios de Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí e Fonte Boa.

Alto Solimões: com sede em Tabatinga, atende os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

 

Leia mais

DPE-AM instala base em Brasília para atuar em tribunais superiores

 

 

Foto: Clóvis Miranda/Secom