Eleições 2022 melhoram urnas eletrônicas para cegos e surdos

A sugestão é de duas eleitoras do Mato Grosso do Sul, "demonstrando que a Justiça Eleitoral está sempre atenta aos anseios das eleitoras e dos eleitores”, destaca funcionário do TSE

eleicoes, 2022, urnas, cegos, surdos

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 02/12/2021 às 21:31 | Atualizado em: 02/12/2021 às 21:31

As eleições do próximo ano trarão novidades em relação à acessibilidade para pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa preocupação com a inclusão de todo o eleitorado é constante na Justiça Eleitoral (JE).

Por isso, desde a criação da urna eletrônica, alguns recursos vêm sendo utilizados para que todos tenham a oportunidade de votar.

Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (3), o TSE reforça seu compromisso com uma democracia inclusiva. 

A sintetização de voz, recurso voltado para eleitores com deficiência visual, foi aprimorada para as eleições do próximo ano.

Além de melhorias na qualidade geral do áudio, agora serão falados os nomes de suplentes e vices.

Nas Eleições 2020, por exemplo, a urna só emitia um som informando o nome da candidata ou candidato titular.

E, para maior fidelidade na fala dos nomes dos concorrentes, agora também será possível cadastrar um nome fonético.

“Isso significa escrever o nome do jeito que ele é falado. Assim, o software não erra e fala o nome dos candidatos e das candidatas corretamente”, explica o chefe da seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.

Leia mais

Intérprete de Libras 

A outra novidade, voltada para pessoas com deficiência auditiva, é a inclusão da apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

“Essa foi uma sugestão de duas eleitoras do Mato Grosso do Sul, demonstrando que a Justiça Eleitoral está sempre atenta aos anseios das eleitoras e dos eleitores”, destaca Coimbra.

Leia mais no site do TSE

Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE