Eleitor no Amazonas Ă© mais petista ou bolsonarista?
A primeira pesquisa "fora de Ă©poca" para 2026 captou esse perfil ideolĂ³gico.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 29/04/2025 Ă s 12:12 | Atualizado em: 29/04/2025 Ă s 12:12
A primeira pesquisa “fora de Ă©poca” para as eleições de 2026 no Amazonas destacou o perfil ideolĂ³gico do eleitor, nitidamente polarizado em todo o Brasil nas Ăºltimas eleições.
Mas, afinal, o eleitor no Amazonas Ă© mais petista ou bolsonarista?
Foi o que quis saber pesquisa da Direto ao Ponto com 2.002 eleitores da capital Manaus e mais 15 cidades do interior do estado.
O resultado, divulgado neste dia 29 de abril de 2025, foi que a maioria (37%) afirmou que nĂ£o se identifica nem com Lula da Silva e nem com Bolsonaro.
No tira-teima da polarizaĂ§Ă£o, contudo, a maioria (28%) se declarou bolsonarista. Os partidĂ¡rios de Bolsonaro, portanto, sĂ£o 6% mais do que os que se dizem petistas.
Desse universo, mais um detalhe dessa polarizaĂ§Ă£o, que nĂ£o leva em conta os ditos polĂticos de partidos de centro:
- 7% nĂ£o sĂ£o bolsonaristas, mas sĂ£o antipetistas.
- 6% nĂ£o sĂ£o petistas, mas sĂ£o antibolsonaristas.
Leia mais
Eduardo Braga e Wilson Lima lideram pesquisa ao Senado
Petista x bolsonarista
No embate polarizado da eleiĂ§Ă£o Ă Prefeitura de Manaus em 2024, o bolsonarismo saiu derrotado.
O atual prefeito David Almeida (Avante) foi reeleito para um novo mandato batendo os candidatos da direita em dois turnos.
No resultado final, Almeida levou 54,59% dos votos vĂ¡lidos (576.171 votos), contra Alberto Neto (PL), com 45,41% (479.297 votos).
Dessa forma, mais do que se reeleger, Almeida impĂ´s derrota aos bolsonaristas, que se diziam dominantes na capital.
Ademais, aproveitou de vez para abandonar de vez qualquer resquĂcio de bolsonarista que pudesse ter nas veias. E para tanto, se juntou ao maior inimigo polĂtico de Bolsonaro no Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD).
A derrocada de Bolsonaro no estado, que em quatro anos de sua passagem pelo Planalto nĂ£o deixou nenhum legado aos amazonenses, coincide com sua dupla condenaĂ§Ă£o Ă inelegibilidade e com o processo penal no STF por comandar tentativa de golpe Ă democracia do Brasil.
Leia mais
Cidade sai na frente na primeira pesquisa a deputado federal no Amazonas
Raios-X da polarizaĂ§Ă£o no Amazonas
EleiĂ§Ă£o de 2018
1º turno:
- Jair Bolsonaro: 805.902 votos (43,48%)
- Fernando Haddad: 746.998 votos (40,30%)​
2º turno:
- Jair Bolsonaro: 885.401 votos (50,27%)
- Fernando Haddad: 875.845 votos (49,73%)​
EmManaus, Bolsonaro venceu com 65,72% dos votos vĂ¡lidos, contra 34,28% de Haddad. A capital, desde entĂ£o, ficou tido como uma trincheira do bolsonarismo, atĂ© 2024.
EleiĂ§Ă£o de 2022
1º turno:
- Lula da Silva: 49,85% dos votos vĂ¡lidos
- Bolsonaro: 42,80%
Lula venceu em 58 dos 62 municĂpios do estado, enquanto Bolsonaro venceu em apenas 4 cidades: ApuĂ, Boca do Acre, GuajarĂ¡ e Manaus.​
2º turno:
- Bolsonaro: 53,39% dos votos vĂ¡lidos
- Lula da Silva: 46,61%
No segundo turno, Bolsonaro reverteu a vantagem de Lula e venceu no estado.
Em Manaus, o eleitor, em ambas as eleições, confirmou a preferĂªncia por Bolsonaro, ao contrĂ¡rio do interior do estado, que majoritariamente apoiou Lula.
Sobre a pesquisa
Foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 12 e 19 de abril de 2025, com margem de erro de 2,25 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nĂvel de confiança de 95,5%.
As entrevistas foram feitas em Manaus e em 15 municĂpios do interior do estado: Autazes, Careiro, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, ManicorĂ©, MauĂ©s, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, TefĂ©, Novo AirĂ£o, Tabatinga e HumaitĂ¡.
Foto:Â Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR