Empresa de água confronta prefeitura e aumenta tarifa em 24,5%

Em nota, porém, a Águas de Manaus diz que o aumento no bolso do consumidor deve ser visto apenas como "atualização monetária”

Empresa de água confronta prefeitura e aumenta tarifa em 24,5%

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/08/2021 às 18:08 | Atualizado em: 27/08/2021 às 15:14

A empresa que explora a concessão pública de fornecimento de água em Manaus anunciou nesta quinta-feira (26) que aumentou a tarifa de água e esgoto em 24,52%. Esse reajuste tem efeito retroativo e vale desde o último dia 22.

Em nota, porém, a Águas de Manaus diz que o aumento no bolso do consumidor deve ser visto apenas como “atualização monetária”.

Conforme a empresa, o peso que recairá sobre o morador de Manaus “não representa ganhos para a concessionária, apenas objetiva preservar seu valor no tempo e manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Além disso, a empresa alega que o aumento das tarifas se justifica porque atendeu “a todos” os compromissos previstos em contrato.

“A Águas de Manaus tem cumprido integralmente todas as metas definidas no contrato de concessão”, disse a empresa.

Contudo, não é o que afirma a Prefeitura de Manaus. Como resultado, recentemente, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou estudos para encerrar esse contrato de concessão.

Um dos motivos para isso, segundo a prefeitura, é que o serviço de esgoto na capital é de apenas 22%. De 187 bairros, a Águas de Manaus cobre só 15.

Confrontando a informação do poder público, a empresa privada afirma que o serviço chega a 26%, e chegará a 45% em 2025.

“Nos próximos cinco anos serão investidos cerca de R$ 1 bilhão para avançar em saneamento na capital”, diz trecho da nota.

Leia mais

Águas de Manaus não faz esgoto e dejetos vão para rio Negro

Números em confronto

Mais discrepância há entre as informações da prefeitura e da empresa na tarifa social.

“Outro ponto que tem causado insatisfação à Prefeitura de Manaus é quanto ao número de famílias cadastradas na tarifa social pela concessionária”, afirmou o prefeito.

De acordo com a prefeitura, hoje deveriam ser atendidas cerca de 100 mil famílias pelo benefício. Mas, são apenas 65,6 mil famílias.

A empresa, de outro lado, alega que são 70 mil e que o alcance do benefício da tarifa aumentou 220%.

Foto: Ruan Souza/Semcom