Empresários pressionam governador a reabrir comércio no Amazonas

"Nosso comitê vai estudar as propostas dos representantes para tomada de decisão assertiva", diz governador

Empresários pressionam governador a reabrir comércio no Amazonas

Ednilson Maciel, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 10/02/2021 às 11:21 | Atualizado em: 10/02/2021 às 14:52

Os representantes de shoppings e do comércio apresentaram ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), proposta para retomada gradual das atividades.

A proposta foi apresentada em reunião híbrida (virtual e presencial) nesta terça-feira (9).

Conforme Lima, as sugestões apresentadas vão ser analisadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à covid-19.

Lima disse que o Amazonas vem apresentando desaceleração da velocidade de transmissão e uma tendência de estabilização no número de casos novos de coronavírus.

“Entendo a importância do reaquecimento econômico em nosso estado, mas também precisamos levar em consideração as medidas para conter o avanço da doença. Nosso comitê vai estudar as propostas dos representantes para tomada de decisão assertiva”.

Saúde e economia

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Ezra  Benzion, disse que é hora de medir a questão da saúde e da economia.

“Acreditamos, com certeza absoluta, que a tendência é que logo tudo isso passa; e nós tenhamos ganhos para toda a sociedade, inclusive pra parte econômica, que está tão sofrida para o nosso estado”.

Cenário de estabilização

O Amazonas vem apresentando uma desaceleração na taxa de transmissão da covid-19, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Os dados apontam tendência de estabilidade, resultado da intensificação das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus, previstas em decreto estadual.

A taxa de transmissão chegou a ser de 1.30, o que significa que de cada 100 infectados, no intervalo de uma semana, os mesmos têm poder de transmitir para 130 pessoas.

Esse número desacelerou para 1.06, o que indica uma desaceleração da velocidade de transmissão e uma tendência de estabilização no número de casos novos.

Redução

A expectativa é a redução dos casos e óbitos pela doença. O Amazonas vem apresentando queda recente na média móvel de casos, na capital e interior.

Manaus teve uma desaceleração de 19%; e o interior uma desaceleração de 8%. Essa desaceleração, nos dias recentes, indica uma tendência de estabilização na curva de casos e óbitos no Amazonas.

Leia mais

Foto: Diego Peres/Secom