Empresas da ZFM doam R$ 1,6 milhão para usina de oxigênio no AM

O grupo “Juntos pelo Amazonas”, formado por 15 empresas, apoiará o programa “Unidos Contra a Covid-19’, da Fiocruz, e assim, montar usina de produção de oxigênio com capacidade de atender até 92 leitos simultaneamente

empresas, zfm, usina, oxigenio

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 21/01/2021 às 17:12 | Atualizado em: 21/01/2021 às 17:12

Um grupo formado por 15 empresas instaladas na Zona Franca de Manaus e em outros estados brasileiros, assim como entidades do país, doaram R$ 1,6 milhão para a construção de uma usina de oxigênio no Amazonas.

O pool empresarial solidário fará a doação ao programa “Unidos Contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os recursos são para a construção de uma usina de produção de oxigênio. Esta, deverá dar suporte aos hospitais públicos da capital e do interior do estado (na foto, governador Wilson Lima observa uma das usinas que chegaram ao Amazonas).  

Até este momento, a Fiocruz doou cinco dessas usinas, com o apoio da iniciativa privada. 

O grupo “Juntos pelo Amazonas”, conta com a participação da Ambev, BNP Paribas, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo +Unidos, Magalu, Mercado Livre, Nestlé Brasil, Petrobras, Sesc, SulAmérica, WEG, Whirlpool, XP Inc. e Yamaha.  

A ação destas empresas conta com o apoio institucional da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), que auxiliou na criação do grupo. 

Compromisso 

O compromisso das empresas no “Juntos pelo Amazonas” será com a doação dos recursos para as máquinas e acessórios da nova usina. 

De acordo com o grupo empresarial, a nova usina de O2 possui uma das mais avançadas tecnologias aplicadas a este tipo de equipamento.

Além do mais, tem capacidade para atender uma unidade hospitalar em 12 leitos de terapia intensiva e 80 leitos de internação e pronto atendimento simultaneamente. 

Leia mais na Fiocruz | Unidos contra a Covid-19 

Foto: Secom