Especulada integração da Seplan à Sefaz agita servidores

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 05/10/2017 às 17:34 | Atualizado em: 05/10/2017 às 17:34

A lista de 37 gestores de secretarias e outros órgãos do governo, anunciada por Amazonino Mendes (PDT) nos últimos dias, não traz o nome do titular da atual Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan-CTI).

Corre nos bastidores do governo que o motivo é porque o governador vai fundir as atividades dessa secretaria com a de fazenda (Sefaz).

Essa possibilidade, ainda não confirmada pelo governo, alvoroçou os servidores da Seplan-CTI, que já foi alvo recente de fusão com as atividades da ciência e tecnologia.

Dos quatro eixos de ações principais da secretaria (incentivos fiscais, desenvolvimento, planejamento e ciência e tecnologia), apenas um, o primeiro, teria alguma afinidade com a área de fazenda.

Essa análise é feita por especialistas da Seplan-CTI, que julgam que o governador pode fazer ajustes, se julgar necessários, mas extinguir a secretaria seria prejudicial à sua gestão.

Argumentam que as atividades da secretaria de planejamento exigem conhecimentos específicos, e executados dentro de um espaço de tempo razoável para que dê resultados eficazes.

Os contrários à fusão acrescentam ainda que a Sefaz talvez não tenha disponibilidade de tempo e pessoal para acomodar as atribuições de planejamento.

 

Foto: BNC