ExpoPIM 4.0: a Nova Indústria e a segurança jurídica da ZFM
Evento que já é sucesso antes mesmo de comemçar; é o primeiro da ZFM no pós-reforma e o último de Bosco Saraiva, antes de deixar o cargo para disputar vaga de deputado estadual
Neuton Corrêa, da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 19/03/2026 às 03:43 | Atualizado em: 19/03/2026 às 03:44
Hoje, o Centro de Convenções Vasco Vasques deixa de ser apenas um espaço de eventos para se tornar o espaço de uma celebração histórica. A abertura da ExpoPIM 4.0 Nova Indústria do Brasil, realizada pela Suframa em parceria com o Instituto Somar Amazônia, não será apenas uma vitrine de produtos. Sobretudo, o local será a exposição de um modelo que, após décadas de sobressaltos, finalmente caminha sob o solo firme da previsibilidade.
Neste momento, o modelo de desenvolvimento regional mais resiliente do país vive um momento singular. Esta será a primeira grande exposição do Polo Industrial de Manaus (PIM) após a histórica aprovação e regulamentação da Reforma Tributária pelo Congresso Nacional (entre 2023 e 2026). O que se verá nos corredores do Vasco Vasques é o reflexo dessa nova era: a segurança jurídica que o setor tanto clamou agora é realidade constitucional.
O PIM vem batendo recordes sucessivos de faturamento e produção, provando que, quando as regras do jogo são claras, o capital responde com investimento. A “Indústria 4.0”, que dá nome ao evento, já deixou de ser promessa para ser o motor de modernização e ampliação das plantas do PIM.
A vez do campo
Um dos grandes acertos desta edição será a mostra da visibilidade dada ao setor primário. Frequentemente ofuscados pelo brilho tecnológico da indústria de eletroeletrônicos e duas rodas, os agricultores terão estandes de destaque. É a materialização do tripé que sustenta a Zona Franca: Indústria, Comércio e Agropecuária. Trazer o produtor rural para o centro da ExpoPIM é reconhecer que a bioeconomia e a segurança alimentar são engrenagens vitais para a manutenção da floresta em pé e para o desenvolvimento regional integrado.
Ciclo de liderança: a despedida de Bosco Saraiva
Nos bastidores e nos palcos do evento, o clima também será de despedida e balanço. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, deve utilizar esta ExpoPIM como o ato final de uma gestão. Sua gestão se marca pelo diálogo institucional e pela defesa técnica do modelo em Brasília.
Ao cumprir o rito de desincompatibilização para disputar vaga na Assembleia Legislativa (ALE-AM) nas eleições deste ano, Saraiva deixa uma Suframa mais propositiva e um Polo Industrial em franca expansão. Sua saída marca o fechamento de um ciclo de estabilidade política que foi fundamental para atravessar o turbilhão da reforma tributária.
A ExpoPIM 4.0 é, portanto, o retrato de um Amazonas que se moderniza sem perder sua essência. É a celebração de um modelo que provou ser resiliente, necessário e, acima de tudo, o maior projeto de desenvolvimento sustentável do país.
