Gilmar Mendes exalta atuação de Moraes para democracia no Brasil
Decano do STF afirma que atuação do ministro evitou ‘pântano institucional’ e garantiu a democracia em momentos críticos.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/08/2025 às 18:18 | Atualizado em: 06/08/2025 às 18:18
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (6 de agosto) que a democracia do Brasil “deve muito” ao ministro Alexandre de Moraes, especialmente por sua atuação durante a pandemia de covid-19, à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no enfrentamento às fake news.
A declaração foi feita durante evento em Brasília, em meio a crescentes críticas e sanções internacionais à atuação de Moraes, principalmente após a decisão que decretou prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.
“Nós devemos muito, o Brasil deve muito à atuação dele durante todo esse período: na pandemia da covid, no TSE e, depois, com todas essas questões de fake news”.
Segundo o decano, a postura firme de Moraes foi fundamental para a preservação da ordem institucional e para impedir que o país mergulhasse em uma crise ainda mais profunda:
“O Brasil teria se tornado um pântano institucional se não fosse a ação de Moraes”.
Apoio no STF
A fala de Gilmar reforça o apoio interno no STF ao colega, diante da pressão externa e dos ataques de aliados de Bolsonaro.
O ministro também criticou o que classificou como tentativas de interferência estrangeira no Judiciário brasileiro:
“A independência do poder Judiciário brasileiro é um valor inegociável, e o Supremo Tribunal Federal seguirá firme no cumprimento de suas funções”.
Moraes esteve à frente de decisões-chave durante a crise sanitária, como a retomada da divulgação de dados da covid-19, e foi presidente do TSE durante o processo eleitoral de 2022, marcado por tentativas de deslegitimação do resultado por parte de setores bolsonaristas.
Leia mais
Em apoio a Moraes, Lula janta com ministros do STF
Foto: Rosinei Coutinho/STF