Governador catarinense escapa do impeachment e retorna ao cargo 

Governador Carlos Moisés foi julgado por crime de responsabilidade no aumento salarial dado aos procuradores do estado. 

governado, catarinense, impeachment

Publicado em: 27/11/2020 às 16:42 | Atualizado em: 27/11/2020 às 16:42

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), escapou do processo de impeachment e retoma o cargo. Eles estava afastado desde o 27 de outubro. Moisés (fotofoi absolvido no tribunal especial de julgamento do primeiro pedido de impedimento, nesta sexta-feira (27).

O chefe do executivo foi julgado por crime de responsabilidade no aumento salarial dado aos procuradores do estado. 

Ele foi absolvido por seis votos a três, com uma abstenção. O julgamento ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A sessão durou cerca de cinco horas. 

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Moisés retorna ao cargo imediatamente. O governador foi notificado oficialmente da decisão por volta das 16h30. Portanto, concedeu entrevista coletiva, em seguida, para falar sobre a volta ao governo. 

 

A sessão de julgamento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado

Foto: Alesc/divulgação

 

“O tribunal, após deliberar, decidiu que o senhor governador Carlos Moisés não cometeu os crimes de responsabilidade descritos na representação e retorna ao cargo imediatamente”, disse o desembargador Ricardo Roesler, presidente do tribunal de julgamento e do TJ-SC, ao ler a súmula da sessão. 

Moisés estava afastado do cargo de governador desde 27 de outubro. Isso ocorreu porque o tribunal especial, em sessão de 24 de outubro, decidiu aceitar a denúncia contra ele. Rejeitou, por outro lado, a parte referente à vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido). Por causa disso, ela assumiu como governadora interina desde então.

Leia mais no G1 

 

Foto: Maurício Vieira/Secom/SC