Governador cobra em BrasĂlia melhoria do serviço de aviaĂ§Ă£o no Amazonas
Ele discutiu a segurança da aviaĂ§Ă£o no estado, em especial na cidade de Parintins durante o festival.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas*
Publicado em: 11/04/2023 Ă s 16:37 | Atualizado em: 11/04/2023 Ă s 21:52
O governador do Amazonas, Wilson Lima, cobrou em BrasĂlia, hoje (11), do diretor da AgĂªncia Nacional de AviaĂ§Ă£o (Anac), Luiz Ricardo Nascimento, serviço de segurança da aviaĂ§Ă£o no Amazonas.
Da mesma forma, ele tratou com o presidente da AgĂªncia Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, sobre a conectividade de internet na regiĂ£o., em especial nos municĂpios do interior.
Na Anac, o governador discutiu a segurança da aviaĂ§Ă£o no estado, em especial na cidade de Parintins (distante 369 quilĂ´metros de Manaus) durante o festival. Como informa o Segundo A Segundo.
O aeroporto do municĂpio possui operações do tipo aviaĂ§Ă£o comercial domĂ©stica, regular e nĂ£o regular, e aviaĂ§Ă£o geral domĂ©stica.
Dessa forma, para Wilson Lima, Ă© necessĂ¡rio aumentar a oferta de voos no perĂodo do festival, quando a populaĂ§Ă£o no municĂpio praticamente dobra, com boa parte dos turistas se deslocando por via aĂ©rea.
A Anac Ă© uma grande parceira juntamente com o Sindacta, a AeronĂ¡utica e todos os Ă³rgĂ£os na questĂ£o da aviaĂ§Ă£o para que a gente possa fazer a operaĂ§Ă£o durante a semana do festival. As operações de pousos e decolagens aumentam significativamente e hĂ¡ uma necessidade de montar uma estrutura especificamente para esse perĂodo da festa e garantir que as aeronaves possam pousar e decolar com segurança, destacou o governador.

Anatel
AlĂ©m disso, na Anatel, Wilson Lima solicitou a ampliaĂ§Ă£o do serviço de internet 5G e discutiu com Carlos Baigorri a elaboraĂ§Ă£o de um projeto para conectar mais de 100 escolas no Amazonas. Como informa o Segundo A Segundo.
Mais de 23 mil estudantes do Amazonas, matriculados na rede pĂºblica, tĂªm aulas no modelo de ensino mediado por tecnologia.
Com isso, recebe conteĂºdos produzidos e transmitidos, a partir de Manaus, pelo Centro de MĂdias de EducaĂ§Ă£o do Amazonas (Cemeam) da Secretaria de Estado de EducaĂ§Ă£o e Desporto.
O governador pediu, ainda, a instalaĂ§Ă£o da fibra Ă³tica em Tabatinga (1.108 quilĂ´metros de distĂ¢ncia da capital), municĂpio de Ă¡rea de fronteira onde a conectividade de internet e a telefonia sĂ£o precĂ¡rias.
Assim, ele solicitou a melhoria dos dois serviços tambĂ©m em Parintins, especialmente durante o Festival FolclĂ³rico dos bumbĂ¡s Caprichoso e Garantido.
Como resultado, houve um compromisso da Anatel em apoiar a logĂstica e infraestrutura.
A gente tem grandes distĂ¢ncias no Amazonas e a conectividade ajuda a diminuir essas distĂ¢ncias. É importante que, cada vez mais, a gente melhore o sinal de telefonia celular no interior do estado do Amazonas, o que ainda Ă© um problema muito grave que a gente enfrenta, reforçou Wilson Lima.
*Com informações do Segundo A Segundo.