Governador quer diálogo permanente sobre ZFM com Bolsonaro

Wilson Lima afirmou que novo decreto, excetuando produtos da ZFM, sai ainda neste mês

Governador quer diálogo permanente sobre ZFM com Bolsonaro

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 10/03/2022 às 15:31 | Atualizado em: 10/03/2022 às 15:35

De volta a Manaus nesta quinta (10), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), disse que é preciso manter um diálogo constante com o governo Bolsonaro sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Segundo ele, isso é importante para manter a segurança jurídica do modelo de desenvolvimento. Além disso, para garantir as vantagens tributárias comparativas dos produtos do polo industrial da ZFM.

“O diálogo tem que ser permanente nesse processo porque a gente está tratando de algo muito sensível, que é a ZFM”. Ele se referiu particularmente à manutenção dos postos de trabalho gerados pelo distrito industrial.

Após reunião com o presidente da República e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta (9), Lima afirmou que o decreto sobre redução de 25% do IPI será reeditado até o fim deste mês.

Além disso, afirmou que o Amazonas deve buscar alternativas econômicas à ZFM. O governador citou, por exemplo, a exploração de silvinita para a agricultura, de gás natural e da bioeconomia.

Ressalvou, contudo, que isso são projetos de longo prazo. Dessa forma, não é possível hoje prescindir do modelo zona franca. “A gente só pode começar a fazer um processo de transição quando a gente tiver algo que garanta os empregos de quem está na ZFM e a competitividade às empresas”.

Leia mais

Wilson Lima arranca de Bolsonaro promessa de tirar ZFM do corte de IPI

Efeito político

De acordo com Lima, a promessa de Bolsonaro e Guedes de excluir a ZFM dos prejuízos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados foi resultado da ampla articulação política e empresarial do Amazonas.

Participaram ativamente dessa mobilização o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso, senador Omar Aziz (PSD), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), além de outros políticos.

O governador contou ainda com o apoio, na entrevista de hoje, dos deputados federal Átila Lins (Podemos) e estadual Roberto Cidade (PV), este o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Do lado empresarial, destaque para os dirigentes da indústria (federação/Fieam e centro/Cieam), além de José Jorge Júnior, da Eletros (entidade do polo de eletrônicos), e técnicos da Sefaz-AM (Secretaria de Fazenda).

“Acho que nós temos fôlego, demonstramos ter estatura e união política para o enfrentamento dos assuntos que são do interesse da sociedade amazonense”, afirmou o presidente do Cieam, Wilson Périco.

*Com informações da Secom

Foto: Arthur Castro/Secom