Governadora de RR toma controle da fronteira com venezuelanos

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 02/08/2018 ร s 06:42 | Atualizado em: 02/08/2018 ร s 06:42
Apontando ineficiรชncia das aรงรตes federais no controle da fronteira, a governadora de Roraima, Suely Campos (PPS), assinou nesta quarta, dia 1ยบ, um decreto determinando a atuaรงรฃo especial das forรงas de seguranรงa pรบblica e demais agentes pรบblicos do estado para controlar a fronteira com a Venezuela, regulamentar a oferta de serviรงos a imigrantes e o acesso a serviรงos pรบblicos, como a saรบde.
Uma forรงa tarefa federal atua em Roraima e coordena aรงรตes como construรงรฃo de abrigos e interiorizaรงรฃo de migrantes para outros estados.
โO decreto determina procedimentos especiais visto que esse grande รชxodo dos venezuelanos estรก causando impactos na seguranรงa. Temos episรณdios recentes nas unidades de saรบde, nas praรงas pรบblicas, no prรณprio abrigo que abriga os venezuelanosโ, afirmou a governadora.
Suely disse que tambรฉm pretende limitar o acesso de venezuelanos ร emergรชncia do Hospital-Geral de Roraima. De acordo com ela, os imigrantes serรฃo redirecionados para postos de saรบde e unidades do Exรฉrcito. O policiamento no hospital serรก reforรงado.
โNรณs vamos agora pontuar o que os venezuelanos podem acessar na rede de saรบde. Se eles estรฃo aqui no nosso paรญs, eles tรชm que obedecer ร s leis que regem o nosso paรญsโ, disse a governadora, citando como exemplo a presenรงa masculina em episรณdio de maternidade na sala de prรฉ-parto. โNรฃo รฉ possรญvel a presenรงa da figura masculina. Sรฃo vรกrias mรฃes ali naquele procedimento.โ
Entre as medidas previstas no decreto estรก a autorizaรงรฃo para que o posto fiscal da Secretaria da Fazenda em Pacaraima, na fronteira, passe a controlar pessoas, bagagens e veรญculos.
Tambรฉm serรก feita por agentes estaduais a verificaรงรฃo de documentaรงรฃo necessรกria ao trรขnsito e permanรชncia em territรณrio nacional.
Aรงรฃo no Supremo para fechar fronteira
Em abril deste ano, o governo de Roraima entrou com uma aรงรฃo no Supremo Tribunal Federal pedindo o fechamento temporรกrio da fronteira do Brasil com a Venezuela. A aรงรฃo traz estimativa de que os venezuelanos jรก representam 10% da populaรงรฃo roraimense.
Aย Agรชncia Brasilย procurou o governo federal para comentar o decreto desta quarta-feira, mas atรฉ a publicaรงรฃo desta matรฉria, nรฃo houve retorno.
Tanto a Advocacia-Geral da Uniรฃo quanto o Ministรฉrio Pรบblico Federal jรก se posicionaram contrariamente ao fechamento da fronteira com o argumento de que a iniciativa fere acordos internacionais.
O prรณprio presidente da Repรบblica, Michel Temer (MDB), esteve em Boa Vista para ver a situaรงรฃo dos venezuelanos (foto) em Roraima.
Fonte: Agรชncia Brasil
Leia mais
Resultado da eleiรงรฃo na Venezuela e o impacto sobre Manaus
Foto: Alan Santos/Presidรชncia da Repรบblica