Governadores solicitam reunião com Bolsonaro e poderes
O Fórum dos Governadores aconteceu três dias após Bolsonaro pedir o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/08/2021 às 17:31 | Atualizado em: 23/08/2021 às 17:31
O Fórum dos Governadores vai solicitar uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), chefes de outros poderes. Também devem participar os comandantes das Forças Armadas.
Nesse sentido, o encontro realizado hoje (23), em Brasília, contou com a participação de 24 dos 27 governadores da federação presencialmente ou de forma virtual.
Segundo o jornal Estado de Minas, o coordenador do Fórum e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), defendeu a criação de um “Pacto pela Democracia”.
“O Brasil precisa criar um ambiente de diálogo onde possamos ter todas as condições de segurança, principalmente para atração de investimentos e nada melhor do que o diálogo respeitando as posições, a democracia depende disso”, ressaltou.
Desse modo, para a defesa da democracia, os gestores discordaram sobre quais as primeiras atitudes que deveriam tomar.
Em suma, alguns governadores defenderam uma carta ou nota pública rebatendo ações e cobrando mudanças do chefe do Palácio do Planalto.
Já outros, portanto, sugeriram que eles pedissem uma reunião com Bolsonaro.
Por exemplo, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) defendeu que o grupo solicite uma reunião ampliada com Bolsonaro, chefes de outros Poderes e os comandantes das Forças Armadas. Foi aceita, portanto.
Pauta
Ainda, segundo o Estado de Minas, os governadores centralizaram a pauta do encontro nos seguintes temas: 1) Conjuntura Atual e Defesa da Democracia; 2) Riscos ao Pacto Federativo: Desequilíbrios Fiscais para Estados e Municípios, e Caminhos Alternativos de Receita em Discussão no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal; 3) Governança Climática.
Leia mais
Fórum de Governadores convoca reunião emergencial pela democracia
Wilson cancela participação na reunião de Dória contra Bolsonaro
Foto: Divulgação/Agência Pará