Governo instala no Amazonas fórum permanente de gestores federais

O governo federal criou um fórum permanente para gestores no Amazonas, visando articular políticas públicas alinhadas às diretrizes nacionais e demandas locais.

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 17/10/2024 às 17:31 | Atualizado em: 17/10/2024 às 17:31

A Secretaria Especial de Assuntos Federativos, ligada à Secretaria de Relações Institucionais, da Presidência da República, reuniu nesta quarta-feira (16), em Manaus, mais de 20 gestores e representantes de órgãos federais com atuação no estado do Amazonas.

Dessa forma, estavam presentes superintendentes, diretores, coordenadores de órgãos federais como Suframa, Ibama, Banco do Brasil, Sudam, Mapa, Ufam, Ifam, Iphan, Correios, Incra e Conab, entre outros.

A reunião inédita ocorreu na sede da Suframa sob a condução dos representantes da Secretaria de Assuntos Federativos, a amazonense Jéssica Italoema e Rodrigo Favero. Também contou com a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, da Presidência da República, Alexandre Padilha, e a secretária Especial de Assuntos Federativos, Juliana Carneiro, participaram da reunião de forma remota. Por meio da apresentação de um vídeo, eles cumprimentaram os participantes e falaram da importância da instalação do fórum no Amazonas.

“É um encontro importante para trocar experiências, fazer articulações conjuntas e também compartilhar as demandas específicas do Amazonas. Esse estado onde temos feito ações e investimentos muito fortes até mesmo por conta da situação emergencial da seca e também pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso ocorre na educação, saúde, infraestrutura, na cultura e em diversas outras áreas”, afirmou o ministro Padilha.

Instância permanente

De acordo com Jéssica Italoema, o Fórum Estadual de Gestores Federais busca implantar uma instância permanente de articulação e participação colegiada dos gestores federais nos respectivos estados da federação.

A ideia é facilitar a troca de experiências e a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes do governo federal e às necessidades locais, sempre com foco em boas práticas.

“Sob a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais, a gestão do fórum será compartilhada com uma superintendência federal. As reuniões serão mensais e os temas serão de acordo com a problemática do estado. Tendo, portanto, o objetivo central de alinhar a política do governo federal no Amazonas, fortalecendo e divulgando suas ações”, explicou Italoema.

Comunicação

A iniciativa foi elogiada pelos diversos gestores de órgãos federais que se fizeram presentes. Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas, afirmou acreditar que o fórum pode ajudar a reforçar a capacidade de comunicação e divulgação das diversas ações dos órgãos federais.

“É uma empolgação poder estar neste espaço com todos vocês. Somos adeptos desta iniciativa e vamos tentar ajudar da melhor maneira possível”, afirmou Araújo.

Leia mais

ZFM: integração sul-americana via Chancay é debatida na Suframa

A superintendente regional do Banco do Brasil, Ana Maria Sperandio, complementou que o fórum pode vir a ser um espaço importante para discutir diversas ações em prol do desenvolvimento do Amazonas.

“Ouvindo e interagindo com cada um de vocês, já estou tendo muitas ideias e acredito que vamos poder contribuir muito. Contem com o Banco do Brasil para isso”, afirmou.

Articulação

Já o superintendente federal da Pesca e Aquicultura (SFPA-AM/MPA) do Amazonas, Algemiro Ferreira, disse que o espaço de articulação do fórum pode contribuir para o fortalecimento da cadeia da pesca e aquicultura no estado.

Segundo ele, o setor pesqueiro é o segundo maior gerador de empregos no Amazonas, atrás apenas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Quero parabenizar o governo pela instalação do fórum e dizer que ter uma estrutura dessas era meio maior desejo desde que assumi o cargo, em maio do ano passado. Poderemos, assim, criar uma rede de comunicação, debater as diversas ideias e gerar um conjunto de soluções para o progresso do estado”, afirmou Ferreira.

Próxima reunião

Embora ainda não tenha data confirmada, a próxima reunião do Fórum de Gestores Federais do Estado do Amazonas terá possivelmente como pauta a socialização de informações sobre as ferramentas efetivas de comunicação social do governo federal que possam aprimorar a divulgação das ações dos órgãos.

A apresentação deverá ser conduzida por profissionais da Assessoria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

*Com informações da assessoria da SRI e Suframa

Fotos: divulgação/Suframa