Por Rosiene Carvalho , da Redação
O Governo do Estado do Amazonas informou, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que determinou a realização de auditoria “administrativo-financeira” na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) “com o intuito de verificar a regularidade de todas as ações realizadas e contratos firmados”.
Por meio da Secom, o Governo do Estado confirmou estar ciente de todas as denúncias feitas pela ex-secretária executiva da Sejusc Ana Regina Almeida e que o atual gestor da pasta, Arthur Lins, que é controlador-geral do Estado, foi nomeado para a função e averigua os fatos. “Com o intuito de verificar a regularidade de todas as ações realizadas e contratos firmados”, informa a nota.
Na nota enviada ao BNC, o Governo destaca ações sociais realizadas pela Sejusc no último trimestre na gestão Amazonino Mendes. Informa os atendimentos, no período, correspondem a 238.077 pessoas atendidas – uma evolução de 5,5% e 6,7%, respectivamente a igual período do ano passado.
Um mês antes da exoneração, Clizares Santana ameaçou se afastar do cargo e, no dia seguinte, o governo publicou a demissão de 47 servidores e nomeação de outros 57 servidores que, segundo matérias publicadas na mídia local na época, eram de pessoas indicadas pelo então secretário, aliado de Silas.
Ana Regina Almeida acusa o ex-secretária de liderar um aparelhamento da pasta como forma de se beneficiar no ano eleitoral e também favorecer o seu padrinho político, o deputado federal Silas Câmara.
O deputado Silas nega as acusações.
Leia a nota na íntegra:
O atual gestor da Sejusc, Arthur Lins, que acumula a pasta com a Controladoria-Geral do Estado até a escolha de novo titular para a Secretaria de Justiça, tem conhecimento das questões levantadas pela ex-secretária e, para averiguar os fatos, determinou a realização de uma auditoria administrativo-financeira na pasta com o intuito de verificar a regularidade de todas as ações realizadas e contratos firmados.
Todos os eventos realizados pela Sejusc no último trimestre tiveram ampla publicidade do alcance social e seus resultados, que foram divulgados no balanço de 100 dias do Governo. Entre outubro e dezembro de 2017, as ações coordenadas pela Sejusc, em parceria com outros órgãos de governo, totalizaram 950.414 serviços prestados, correspondendo a 238.077 pessoas atendidas – uma evolução de 5,5% e 6,7%, respectivamente a igual período do ano passado.
Os atendimentos na área de cidadania promovidos pela Sejusc, tanto nos PACs, quanto no projeto “Todos pelo Amazonas” e nos mutirões de atendimento na capital e no interior, em parceria com outros órgãos de governo, incluem expedição de documentos, aceso à previdência e assistência sociojurídica, entre outros serviços.
http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/ex-secretaria-acusa-silas-camara-de-aparelhar-sejusc-para-campanha/
http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/silas-camara-nega-que-assembleia-de-deus-tenha-aparelhado-sejusc/