Governo do Amazonas leva a Lula plano de segurança na escola
Em uma semana, 68 crianças e adolescentes foram apreendidos por espalhar ameaças na internet

Publicado em: 17/04/2023 às 18:11 | Atualizado em: 17/04/2023 às 18:43
O governador Wilson Lima (União Brasil) disse nesta segunda-feira (17) que o Amazonas vai apresentar ao governo federal um plano de segurança para as escolas.
Ao mesmo tempo, Lima vai pedir apoio para combater a violência e criminalidade e incentivo à cultura de paz entre os estudantes. Por exemplo, investimento em inteligência, reforço da assistência psicossocial e conscientização social.
Segundo o governo, vários projetos estão entre as propostas que serão levadas ao governo Lula da Silva (PT).
O Escola Nota 10, por exemplo, prevê reuniões, capacitação, assessoramento e campanha de divulgação.
Pelo projeto Escola segura, aluno cidadão, que já atende 20 mil alunos em 18 escolas estaduais e municipais de Manaus e interior, propõe aquisição de ferramentas tecnológicas de inteligência e de investigação.
O reforço de profissionais da área psicossocial é para execução do projeto Acolher.
Conforme o governador, o estado também vai propor a realização de uma campanha nacional pela segurança na escola, do porte da que é feita para vacinação.
Leia mais
Ameaça a escolas: 49 apreendidos na capital e dez municípios no AM
Estruturas apoio
O plano, de acordo com o governador, é resultado de propostas colhidas no âmbito do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar.
São estruturas criadas após as ocorrências de ataques e ameaças em escolas de Manaus e do interior do estado.
Lima afirmou que o Amazonas tem se preparado em várias frentes para enfrentar o problema. E alertou sobre a importância da participação da família do estudante.
“Só nesse período em que nosso comitê está atuando foram evitados, aproximadamente, 56 atos de violência. E, detalhe: tanto na capital quanto em outros 13 municípios do interior, incluindo municípios que não fazem parte da região metropolitana de Manaus. Esses atos ou anúncios de atos são de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos de idade”.
Leia mais
AM identifica 25 autores de ameaças a escolas; todos adolescentes
Balanço de ações
Pelo menos 68 infratores, entre crianças e adolescentes, na capital e no interior do Amazonas, foram identificados e apreendidos.
Esse é o resultado da atuação de uma semana do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar, do Governo do Estado.
Com apoio policial, esse grupo é apontado como envolvido na propagação de ameaças de ataques a escolas. Como resultado, parte deles vai ser enquadrado por preparar atos análogos a terrorismo.
O núcleo criou uma linha direta para denúncia via WhatsApp: 92 99414.0480. O e-mail [email protected] também pode ser usado para esse fim.
Foto: Diego Peres/Secom