Após muitas promessas a políticos, entidades sindicais e à sociedade civil do estado do Amazonas e de toda a região Norte, o Ministério dos Transportes , enfim, criou o grupo de trabalho para identificar os principais problemas e apresentar soluções à BR-319. A estrada é a única ligação rodoviária do Amazonas com o resto do país.
Conforme a portaria 1.109/2023, publicada na edição desta sexta-feira (17) do diário oficial da União, o grupo da BR-319 terá as seguintes competências:
• Realizar um levantamento sobre a situação atual da BR-319, com foco na identificação de desafios para a otimização rodoviária;
• Analisar estudos técnicos e científicos, projetos e relatórios produzidos por outros grupos que já tenham tratado do tema;
• Em 2008, grupo de trabalho do Ministério do Meio Ambiente debateu diretrizes e acompanhou o licenciamento ambiental da BR-319;
• Propor medidas, inclusive normativas, para a melhoria da infraestrutura da BR-319, tendo em vista a sustentabilidade, a segurança viária e a mitigação de impactos ambientais e de mudanças do clima.
Definir estratégias
“Vamos nos debruçar sobre esse trabalho, avaliar as melhores práticas, avaliar tudo aquilo que, de uma maneira ou de outra, pode colaborar com a definição de uma estratégia”, afirmou o subsecretário de sustentabilidade do ministério, Cloves Benevides.
O grupo de trabalho terá a representação de secretarias do ministério e de entidades vinculadas. Além disso, poderá consultar outros atores governamentais, entidades públicas e privadas para manifestação sobre assuntos relacionados às suas áreas de competência.
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Sustentabilidade
A BR-319 tem cerca de 885 quilômetros de extensão e faz a ligação entre as capitais do Amazonas (Manaus) e de Rondônia (Porto Velho) e as outras regiões do Brasil.
Porém, boa parte dela, em especial no chamado trecho do meio (cerva de 405 quilômetros), não é pavimentada.
“É uma política nova, orientada pelo ministro Renan Filho, de ampliar o debate, multiplicar os olhares, chamar especialistas, conversar com pessoas que produzem e trabalham no campo acadêmico, no campo da infraestrutura e da política pública, para encontrar os melhores caminhos. Sustentabilidade é o Norte, é a orientação”, disse Benevides.
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Caravana da BR-319
De volta a Manaus, depois de fazer o trajeto da BR-319 até Brasília, a caravana de sindicalistas comemorou a edição da portaria.
“Acredito que fizemos a diferença com a ‘caravana pela reconstrução da BR-319 já!’ porque saímos do discurso para a prática. Ultrapassamos o limite do fim da rodovia em Porto Velho e fomos a Brasília, ao Planalto, levar o grito por socorro dos amazonenses, nortistas, brasileiros castigados pelo isolamento”, disse o coordenador da caravana, sindicalista Carlos Lacerda.
Resultados
Para os membros da caravana, as recepções que tiveram no palácio do Planalto, Ibama e Ministério dos Transportes, assim como na Câmara dos Deputados, com a Frente Parlamentar da BR-319, revelaram que o movimento tem voz e que pode ser ouvido pelo governo federal.
“Os resultados que obtivemos? A garantia em alto e bom som de que o governo Lula tem a BR-319 como prioridade e vai fazer de tudo para reconstruí-la. E, agora, com a criação do grupo de trabalho da BR-319, com prazo de 90 dias, é um fato concreto de sinalização clara da urgência dessa obra”, disse Lacerda.
Foto: divulgação