Governo melhora proposta e aposta no fim da greve dos professores

Proposta Governo Seduc greve

Publicado em: 04/04/2018 às 17:41 | Atualizado em: 24/04/2019 às 08:18

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), apresentou na tarde desta quarta, dia 4, uma nova proposta de reajuste salarial e concessão de outros benefícios para tentar encerrar a greve de professores e outros profissionais do setor nas escolas públicas da rede estadual.

Apresentada pelo secretário Lourenço Braga, a nova oferta do governo é de reajuste salarial de 15,53%, sendo 7,41% dos anos de 2017 e 2018,  a contar de 1º de março, e 8,12% da data-base de 2015, a contar de 1º de setembro. A categoria está sem receber os reajustes desde 2014.

Lourenço afirmou que os índices dessa proposta é o máximo que o Governo do Estado pode conceder por conta dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Promete também o governo não descontar os dias parados pela greve, que começou no final de março.

 Promoções 

Outro ponto da nova proposta é a promoção vertical de 3.516 professores e pedagogos do interior e da capital, que concluíram plenificação, especialização, mestrado e doutorado nos últimos cinco anos; aumento do auxílio-alimentação para R$ 420 para todos os profissionais em atuação nas escolas e a volta dos R$ 220 para os servidores administrativos.

Também oferece o governo o fim do desconto de 6% no contracheque do vale-transporte.

Nova assembleia

Os professores se reunirão em assembleia geral nesta quinta-feira, dia 5, em data e hora a serem definidos, para avaliar se aceitam ou não a novas condições para encerrar a greve.

Os professores foram representados na Seduc por Cleber Ferreira, secretário de organização do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam). Foi ele quem recebeu das mãos do secretário de Seduc o ofício com a íntegra  das propostas.

Leia na íntegra o ofício.

Foto: BNC Amazonas

Atualizada às 18h05