Governo e Suframa buscam recursos de P&D para financiar projetos locais

Publicado em: 07/07/2019 Ă s 15:55 | Atualizado em: 07/07/2019 Ă s 17:43
O Governo do Amazonas e a SuperintendĂªncia da Zona Franca de Manaus (Suframa) iniciaram tratativas para apoiar projetos voltados aos desenvolvimento de potencialidades regionais, com recursos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Para este ano, a fonte de recursos deve disponibilizar R$ 600 milhões.
A proposta Ă© sensibilizar as fĂ¡bricas do polo de informĂ¡tica, que geram o recurso (5% sobre o faturamento bruto), a apostarem em Ă¡reas como turismo e na bioeconomia, a exemplo da indĂºstria da pesca. O governo tambĂ©m buscarĂ¡ P&D para a implantaĂ§Ă£o do parque tecnolĂ³gico da Universidade do Amazonas (UEA).
O vice-governador e secretĂ¡rio-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, e o titular da Suframa, Alfredo Menezes JĂºnior, se reuniram na quinta-feira, dia 4, para discutir a parceria.
“Estamos buscando fontes de financiamento para desenvolver atividades com grande potencial, e a Suframa Ă© uma parceira nessa polĂtica de estado”..
O superintendente da ZFM disse que, neste ano, os recursos de P&D devem alcançar R$ 600 milhões.
“Na prĂ³xima semana (de 8 a 10 de julho), realizaremos o seminĂ¡rio ‘Turismo como vetor de desenvolvimento da AmazĂ´nia’. Na ocasiĂ£o, vamos lançar edital de chamamento pĂºblico para criaĂ§Ă£o de um banco de projetos na Ă¡rea de turismo”.
SeleĂ§Ă£o
O superintendente disse que o objetivo do chamamento Ă© selecionar projetos que podem ser custeados com recursos de P&D.
“NĂ£o podemos dizer Ă s empresas que projetos devem financiar. Por outro lado, vamos selecionar os melhores e colocĂ¡-los para apreciaĂ§Ă£o, com foco no desenvolvimento da regiĂ£o”.
O vice-governador do Amazonas afirmou que o estado tem proposta para desenvolvimento do turismo, com identificaĂ§Ă£o de segmentos com grande potencial que precisam de fomento, como a pesca esportiva. “Enquanto isso, empresas de fora do estado exploram o segmento”.
Sobre o parque tecnolĂ³gico, o vice-governador afirma que a proposta Ă© instalĂ¡-lo na Cidade UniversitĂ¡ria, projeto lançado em 2012 e abandonado desde 2017.
A proposta Ă© concluir os prĂ©dios, em diferentes estĂ¡gios construtivos, implantar os laboratĂ³rios da UEA e atrair empresas de tecnologia e inovaĂ§Ă£o.
*Com foto e informações da Secom.