Ida de Wilson Lima à CPI é exemplo do interesse de Braga em 2022

Convocação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), mostra como as disputas regionais influenciaram a queda de braço na comissão que culminou na convocação de mais oito governadores

Ida de Wilson Lima à CPI é exemplo do interesse de Braga em 2022

Diamantino Junior

Publicado em: 01/06/2021 às 18:45 | Atualizado em: 01/06/2021 às 19:42

A divergência entre o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), e o senador Eduardo Braga (MDB-AM), na convocação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), mostra como as disputas regionais influenciaram a queda de braço na comissão que culminou na convocação de mais oito governadores.

O comparecimento forçado dos gestores regionais é um pleito dos governistas, que querem ampliar as investigações para além do governo federal, e não era consenso no chamado G7, grupo que reúne os senadores de oposição e os independentes.

Leia mais

Presidente da CPI da covid diz ter provas da culpa de Bolsonaro

Inicialmente, o grupo chegou a tentar um acordo para não colocar em votação os requerimentos envolvendo governadores e prefeitos.

Porém, Aziz e Braga divergiram. Os dois são ex-governadores do Amazonas e possíveis candidatos ao cargo em 2022.

O presidente da comissão era um dos que não queria chamar Lima, mas Braga pressionou para que o requerimento fosse votado. Aziz, então, propôs uma saída para diluir a presença do governador.

Apresentou a ideia de que se convocassem, então, os governadores dos Estados onde houve operação da Polícia Federal ou investigação do MPF (Ministério Público Federal) para investigar mau uso dos recursos da União no combate à pandemia.

Governadores de 18 Estados e do Distrito Federal, no entanto, pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) que barre as convocações feitas pela CPI. Eles alegam que concordariam em ser ouvidos na condição de convidados.

Nesta segunda-feira (31), a relatoria da ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) foi sorteada para a ministra Rosa Weber.

Ao Poder360, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do assunto da covid-19 no Fórum de Governadores, disse que já está pedindo uma audiência dos 19 gestores e dos Procuradores-Gerais dos Estados com a ministra do Supremo.

Leia mais no Poder360

Foto: Divulgação