Deputado destaca na Câmara denúncia do BNC de invasão de garimpeiros no AM
Denúncia feita pelo BNC Amazonas com vídeo recebido de leitor ganhou destaque em discurso de José Ricardo no parlamento em Brasília
Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 23/11/2021 às 18:46 | Atualizado em: 23/11/2021 às 20:14
Em discurso da tribuna da Câmara, o deputado federal José Ricardo (PT-AM) destacou hoje (23) a invasão de garimpeiros no rio Madeira. Foi o episódio que assustou os moradores de Rosarinho, em Autazes, ao presenciar a chegada de dezenas de balsa descendo o rio Madeira.
“Queria informar que o portal BNC, do Amazonas, está denunciando que dezenas de balsas e dragas, empurradores e barcos, estão instalados na comunidade Rosarinho, no município de Autazes, para a extração de ouro, para garimpagem ilegal no rio Madeira”.
De acordo com o deputado, várias comunidades já sofrem e estão assustadas com a quantidade de balsas e dragas que estão se instalando naquela localidade.
“É urgente a fiscalização do Ministério Público, estadual, federal, do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e também uma fiscalização por parte da Polícia Federal e da Polícia Militar”.
O deputado disse que as providências devem ser tomadas com urgência. “Porque a população realmente está assustada com as consequências dessa extração ilegal, da garimpagem, em relação à destruição das águas, das florestas, dos rios, dos peixes e do sustento da população. É urgente que se faça uma fiscalização dessa situação denunciada”, pediu.
Vídeo da ‘cidade garimpeira”
Imagens captadas hoje (23) mostram que os garimpeiros ocupam uma extensão de cerca de 5 quilômetros, no rio Madeira. São aproximadamente 300 balsas que funcionam como base para as dragas e outros equipamentos para exploração do fundo do rio
Leia mais
Invasão em massa de garimpeiros no rio Madeira impressiona e assusta
“Bairro flutuante”
Conforme apurou o BNC Amazonas, trata-se praticamente de um bairro flutuante se instalou em frente à localidade.
Rosarinho é o lugar de onde moradores de Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã usam lanchas a jato para encurtar a viagem desde Manaus, pela BR-319.
Um leitor do site enviou um vídeo à redação pelo qual é possível ver, ao menos, dezenas de balsas, empurradores, barcos e todo o aparato para extração de ouro no rio. Posteriormente, quem passou pelo local contou cerca de 300 balsas atracadas em frente ao Rosarinho.
Após confirmar a movimentação atípica, o presidente do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), Juliano Valente, disse que iria acionar o comando da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e pedir apoio federal para apurar a ocorrência.
Foto: Silas Laurentino/Exclusivo para BNC Amazonas