O ex-senador João Pedro Gonçalves da Costa, 70, foi nomeado nesta terça-feira, 28/02, para cargo de direção na cúpula do Intituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Ele será diretor de Governança Fundiária do órgão responsável pela reforma agrária no país.
A nomeação dele estava definida há mais de um mês . Mas o ato só foi desengavetado ontem, depois que o Ministério do Desenvolvimento Agrário bateu martelo sobre a nomeação do presidente do instituto, César Aldrighi.
Prestígio
João Pedro goza de prestígio na cúpula nacional do PT.
No ano passado, ele fez parte da equipe de transição do governo Lula . Ele participou do grupo que ajudou a fundar o Ministério dos Povos Indígenas.
Ex-presidente do PT-AM, em 2006, João foi escolhido para se tornar senador, sem ter que enfrentar uma eleição, diretamente.
Chegou ao cargo como suplente do então senador Alfredo Nascimento (PL). Este foi para o Ministério dos Transportes, e João Pedro, para o Senado, onde ficou por cerca de seis anos.
Suplente
Nas eleições passadas, o petista se lançou candidato a governador, mas o PT decidiu apoiar Eduardo Braga (MDB).
Contudo, imediatamente, ele foi convidado pelo senador Omar Aziz (PSD) para ser o seu segundo suplente no mandato.
No Incra
João já foi do Incra. No primeiro governo Lula, 2003/2006, ele foi superintendente do órgão no Amazonas.
Na ocasião, trabalhou para implantação de projetos de assentamento de terra. Agora, antes de chegar à Diretoria Fundiária, diz que sua missão será desenvolver os projetos criados.
Leia mais
Foto: Neuton Corrêa/BNC AMAZONAS