Lideranças muras apoiam explorar potássio no Amazonas, afirma governo
Indígenas do município de Autazes se reuniram com governador Wilson Lima em Manaus

Mariane Veiga
Publicado em: 25/09/2023 às 20:33 | Atualizado em: 25/09/2023 às 20:55
Lideranças indígenas dos muras que habitam terras em Autazes (a 112 quilômetros da capital) manifestaram apoio ao avanço na exploração do potássio no município.
Foi o que afirmou o Governo do Amazonas após reunião nesta segunda (25) com o governador Wilson Lima e representantes da empresa Potássio do Brasil, deputados e secretários estaduais.
Lima disse que o apoio dos muras é importante não apenas para o desenvolvimento do município de Autazes, mas para o Amazonas. Para ele, é a possibilidade de consolidação de uma nova matriz econômica.
“Esse é um passo fundamental e eu considero o passo mais importante, que é o processo de consulta ao povo mura sobre essa atividade da exploração do potássio no município de Autazes”.
Conforme ele, depois da ZFM (Zona Franca de Manaus) e do gás natural, o próximo passo é o potássio.
Representando o povo mura, José Cláudio entregou ao governador uma ata e relatório de reunião entre lideranças indígenas aceitando a continuidade do projeto de exploração do potássio.
“Para nós, é muito importante porque isso representa o futuro, o avanço econômico de Autazes e do estado do Amazonas”, disse o indígena.
O presidente da empresa interessada no potássio, Adriano Espeschit, disse que o mineral produzido no mundo é, em sua maioria, utilizado em fertilizantes e que o Brasil é dependente de importação.
No último dia 25 de agosto, a Justiça federal do Amazonas anulou a licença ambiental prévia do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) e estabeleceu que a competência para o licenciamento pelo Ibama.
A decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF), que alega que o empreendimento vai impactar terras indígenas na região de Autazes.
Participaram também do encontro com o governador e lideranças indígenas o presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa), Roberto Cidade, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente; e outros secretários e deputados.
Leia mais
Potássio no Amazonas: Ibama e AGU defendem licença pelo Ipaam
Foto: Diego Peres/Secom