O governador do Amazonas, Wilson Lima, em Washington (EUA), se encontrou hoje (8) com representantes do Brazil Institute e do Grupo ICCF (Fundação Internacional Caucus para Conservação).
Ambas as entidades são ligadas ao Wilson Center – fórum político não partidário que lida com questões globais por meio de pesquisas e diálogo com a comunidade política global.
No encontro, o governador apresentou os potenciais do estado na área ambiental a partir de modelos econômicos sustentáveis.
O objetivo do encontro também foi captar financiamento e apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias.
“Essa reunião foi muito importante e esclarecedora para que a gente pudesse colocar o ponto de vista de que não tem como preservar as florestas sem que a gente fortaleça nossos modelos econômicos que já existem, como a Zona Franca de Manaus. E que possamos também incrementar outras atividades como a bioeconomia, as cadeias produtivas, e fortalecê-las”, disse.
Lima destacou ainda que, ao se falar sobre a preservação da Amazônia, é preciso conhecer a realidade enfrentada pelos povos da floresta e investir em formas de sustento para que essas populações mantenham as árvores em pé.
Para isso, segundo ele, deve-se superar desafios como acesso a serviços básicos que incluem distribuição de água potável, de infraestrutura e energia, o que permitirá abrir novos caminhos para a economia local, sem deixar de lado o modelo Zona Franca de Manaus, que representa 70% da atividade econômica do estado.
“A gente precisa de tecnologia, a gente precisa de investimentos, precisa de financiamentos. E todas essas instituições, como o Wilson Center, são importantes para fazer essa ponte com investidores, com empresas e com instituições que estão interessadas em fazer investimentos na Amazônia”.
Leia mais
Instituições
O Brazil Institute apoia relações entre instituições brasileiras e americanas. Já o Grupo ICCF promove a liderança na conservação ambiental internacional por meio de parcerias e ações de conscientização.
Ambos integram o Wilson Center, fundado pelo Congresso como o memorial do presidente Woodrow Wilson, sendo o principal fórum político não partidário do país para lidar com questões globais por meio de pesquisa e diálogos que pautam a comunidade política internacional.
Foto: Diego Peres/Secom