Durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (30/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a queda na aprovação de seu governo, apontada por pesquisas recentes.
Segundo ele, o resultado era esperado, já que as entregas prometidas em campanha ainda não foram realizadas.
No entanto, garantiu que essas entregas serão feitas e afirmou que, nos dois primeiros anos do atual mandato, o governo já realizou mais preparativos do que em seus mandatos anteriores.
Lula relatou que costumava dizer ao então ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, para não se preocupar com pesquisas de opinião, pois considerava natural que a população estivesse insatisfeita diante da ausência de “entregas concretas”.
Para o presidente, a expectativa popular no início de um governo é sempre alta, mas, a partir do segundo ano, a população começa a avaliar se suas expectativas estão sendo atendidas.
Na sua avaliação, as pesquisas devem ser analisadas como uma ferramenta para ajustes na administração pública, mas ainda não permitem conclusões sobre o cenário de 2026, quando ocorrerão as próximas eleições.
Lula lembrou que deixou a Presidência, em seu segundo mandato, com 87% de aprovação e reafirmou sua confiança no que está sendo feito. Segundo ele, cada promessa será cumprida, e o atual governo fará mais do que os anteriores.
Leia mais
O presidente destacou ainda os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê um aporte de R$ 1,8 trilhão.
Para Lula, essa estruturação demonstra que o governo está preparando o país de forma mais robusta do que nos oito anos de seus mandatos anteriores.
Leia mais na Agência Brasil
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil