Movimento artístico pede que Lula vete ‘PL da devastação’
Movimento artístico espalha lambe-lambes em todo o Brasil para pressionar Lula a vetar o projeto.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 01/08/2025 às 16:24 | Atualizado em: 01/08/2025 às 17:34
Coletivos de artistas e ativistas de todas as regiões do Brasil começaram esta semana a espalhar grandes cartazes, os chamados lambe-lambes, pedindo que o presidente Lula vete integralmente o projeto de lei 2159/2021 – o “PL da devastação”.
Na avaliação dos organizadores da ação, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional destrói o sistema de licenciamento ambiental como é conhecido hoje no país e abre caminho para uma desregulação em larga escala da política ambiental brasileira.

Dessa forma, a proposta de ação nacional, tendo a arte contra a destruição ambiental, está ocorrendo nas 26 capitais, Distrito Federal e outras 50 cidades em todo o país.
Em Manaus, o mural será instalado nesta sexta-feira (1/8), na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona Leste da cidade (próximo ao shopping Uai São José e do terminal de ônibus T5).
Os lambe-lambes de larga escala devem ser instalados em pontos de grandes fluxos das cidades, utilizando a arte urbana para aumentar a pressão popular pelo veto presidencial.
A arte foi criada por Thais Trindade, que já tem mais de 250 mil seguidores nas redes. Já são mais de 100 mil visualizações em menos de 24h, o que indica grande engajamento da ação. Veja a publicação no Instagram do Megafone: https://www.instagram.com/p/DMvcfwZv9SI
Símbolos e significados
A imagem (foto) que está sendo afixada nas ruas de todo o país, retrata o momento emblemático da posse de Lula subindo a rampa com alguns representantes da diversidade do povo brasileiro, entre eles o cacique Raoni, símbolo da luta indígena e ambiental, e ao lado, a frase “quem sobe a rampa com o povo, defende a vida”.
A iniciativa faz parte da campanha contra o PL da devastação, que já vem acontecendo desde o ano passado.
“O projeto de lei foi aprovado em maio no Senado. Agora, o presidente Lula tem até dia 8 de agosto para sancionar ou vetar o PL da devastação. Esta proposta representa um retrocesso sem precedentes na legislação ambiental e que afetaria a vida de todos os brasileiros, por isso o pedido da sociedade é bem claro e enfático: Veta, Lula”, afirma
Digo Amazonas, coordenador de projetos do Megafone Ativismo.
A entidade é responsável pela ação, que está se mobilizando com mais de 150 coletivos de artistas e ativistas, que farão as colagens dos lambe-lambes em mais de 70 cidades espalhadas pelo Brasil.
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil