Lula debate em Manaus ameaças de Trump de invasão à Amazônia
Presidente confirmou reunião no 9 de setembro com chefes de países amazônicos, quando inaugura centro internacional contra crimes.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/08/2025 às 18:13 | Atualizado em: 22/08/2025 às 19:06
O presidente Lula da Silva (PT) confirmou neste dia 22 de agosto que estará em Manaus, no próximo dia 9 de setembro, para inaugurar o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, voltado ao combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e ao tráfico de armas na região.
O anúncio foi feito durante a Cúpula dos Países Amazônicos com representantes da sociedade civil, em Bogotá, na Colômbia.
Lula afirmou que convidará também os presidentes dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para o lançamento em Manaus.
Conforme disse, o centro busca fortalecer a soberania dos países da região diante de pressões externas.
“Há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”.
Leia mais
Sem citar Trump, Lula diz que combate a narcotráfico é desculpa para invasão
Ameaça de Trump
A criação do centro em Manaus responde também a movimentações internacionais recentes, como a decisão de Trump de enviar navios de guerra ao Caribe, próximo à Venezuela, sob o argumento de combater cartéis de drogas.
O Brasil avalia a medida como uma tentativa de interferência na soberania dos países sul-americanos.
Com a inauguração do novo centro, o governo brasileiro pretende ampliar a cooperação entre forças policiais e militares da região amazônica, articulando uma resposta conjunta a crimes que ameaçam tanto a floresta quanto as populações locais.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República