Lula dispara contra Bolsonaro por tirar mĂ¡scara de criança: “Genocida”

As declarações do petista surgem no mesmo dia em que uma pesquisa realizada pela Ipec (InteligĂªncia em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, em que ele aparece com 49% das intenções de votos totais

Lula perde processo e Ă© condenado a pagar advogados de jornalistas

Publicado em: 25/06/2021 Ă s 16:34 | Atualizado em: 25/06/2021 Ă s 18:01

O ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) repudiou o ato de tirar a mĂ¡scara de uma criança, no Rio Grande do Norte, executado pelo atual gestor federal Jair Bolsonaro (sem partido).

Para Lula, a atitude deveria mobilizar a CPI da covid a propor a cassaĂ§Ă£o do mandato. O petista ainda chamou o atual presidente de “genocida” pela atitude.

Vi a imagem do presidente da RepĂºblica arrancando a mĂ¡scara de uma criança de colo… Bolsonaro nĂ£o tem respeito pela vida. Se a CPI precisava de um crime dele pra propor a cassaĂ§Ă£o estĂ¡ feito. É um genocida”, disse Lula.

As declarações do petista surgem no mesmo dia em que uma pesquisa realizada pela Ipec (InteligĂªncia em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, em que ele aparece com 49% das intenções de votos totais.

Se considerados os votos vĂ¡lidos, o petista teria 56% das intenções e venceria jĂ¡ no primeiro turno.

Leia mais

Psol vai denunciar Bolsonaro por tirar mĂ¡scara de crianças

JĂ¡ o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), ficaria em segundo lugar, com 23% dos votos totais e 26% dos vĂ¡lidos.

Bolsonaro tira mĂ¡scara de crianças

Durante a agenda cumprida na quinta-feira (24) no Rio Grande do Norte, Bolsonaro pegou um garoto no colo, por cima da grade de proteĂ§Ă£o instalada pela segurança, e abaixou o equipamento de proteĂ§Ă£o que estava cobrindo o nariz e a boca, colocando-a no queixo.

O vĂ­deo foi divulgado nas redes sociais por apoiadores do presidente. Bolsonaro tambĂ©m estava sem mĂ¡scara — equipamento que reduz as chances de contaminaĂ§Ă£o por covid-19.

No inĂ­cio da quinta, ao começar a recitar um poema prĂ³prio, uma menina de 10 anos, que subiu ao palco, foi aconselhada pelo presidente a retirar a mĂ¡scara, o que foi cumprido.

O uso de mĂ¡scara Ă© uma medida sanitĂ¡ria recomendada pelas autoridades de saĂºde contra a pandemia.

No Rio Grande do Norte, o equipamento de proteĂ§Ă£o individual Ă© obrigatĂ³rio, conforme estabelecido em decreto estadual.

Leia mais no UOL

Foto: Antonio Cruz/AgĂªncia Brasil