Lula lançará pré-candidatura à Presidência em São Paulo no dia 25

Publicado em: 22/01/2018 às 20:12 | Atualizado em: 22/01/2018 às 20:13

Da Redação

O PT deve lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, em São Paulo, um dia depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgar o caso do Triplex em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A informação foi confirmada ao BNC pelo ex-senador petista João Pedro, político de movimentação de bastidores e próximo de  Lula.

João Pedro informou que estará presente no ato pró-Lula em Porto Alegre neste dia 24 e que, depois disso, segue para São Paulo, onde será anunciada oficialmente no dia 25 a pré-candidatura do Lula ao Planalto.

 

Denúncia

O ex-presidente Lula foi condenado pelo juiz de primeiro grau Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no valor de R$ 2,2 milhões. O juiz determinou detenção de 9 anos e 6 meses. O dinheiro corresponde a um apartamento triplex no Guarujá (SP) e suas respectivas reformas custeadas pela empreiteira OAS.

Lula nega que tenha aceitado o imóvel da empreiteira e apela por sua absolvição. A defesa de Lula alega que falta no processo provas de que o apartamento é dele.

Especialistas em Direito apontam problemas na sentença de Sérgio Moro, como inversão do ônus da prova e incapacidade de demonstrar elo entre o triplex e a Petrobras. Indicam que a maior fragilidade é que a condenação se baseia na fala da delação, sem prova.

Lula será julgado pela 8.ª Turma do TRF-4. Estarão analisando o caso  três desembargadores: o relator Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus. A sessão está marcada para as 8h30 da quarta-feira, 24.