Lula recebe hoje três prefeitos do Amazonas
Encontro foi articulado pelo deputado Sinésio Campos, que virou importante interlocutor do governo petista no Estado

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 10/03/2023 às 08:54 | Atualizado em: 14/03/2023 às 10:34
O presidente Lula vai receber hoje, no Palácio do Planalto, três prefeitos amazonenses.
Dois deles, Clóvis Saldanha, o Curubão (de São Gabriel da Cachoeira), e José Claudenor Pontes, o Sabugo (de Urucurituba), são do partido do presidente, PT.
O outro prefeito é o vice-presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Andreson Cavalcante, prefeito de Autazes.
A audiência deles com Lula está marcada para as 14h (horário de Manaus).
A articulação para a realização do encontro foi feita pelo deputado Sinésio Campos. Sinésio é presidente estadual do PT e está se tornando um importante interlocutor do governo petista no Amazonas.
Leia mais
Sinésio emplaca aliada no Palácio do Planalto
Água e hospital
Dessa forma, Curubão tem dois assuntos para falar com Lula. Um deles é sobre o sistema de abastecimento e distribuição de água da cidade mais indígenas do Brasil.
Atualmente, São Gabriel é abastecida com água do rio Negro, sem tratamento.
O outro assunto de São Gabriel da Cachoeira é o hospital da cidade. A estrutura hospitalar que existe lá é dos militares do Exército.
O município quer ter seu próprio hospital, até mesmo para dar tratamento especifico aos indígenas que buscam socorro médico na cidade.
Muro de arrimo
Nesse sentido, a pauta de Urucurituba a ser levada por Sabugo é sobre terras caída. A cidade está sendo levada pelo fenômeno e parte de sua frente já foi levada pelas águas.
Potássio
Já a pauta de Andreson Cavalcante, de Autazes, embora seja local, tem apelo nacional.
É que, entre outras coisas, ele fará apelo à exploração do potássio no município.
A maior reserva do mineral do país adormece no subsolo de Autazes, mas o debate ambiental trava o início da exploração da mina.
Sobretudo, o potássio é o principal insumo de fertilizante da agricultora. Hoje, o Brasil é extremamente dependente de potássio do Canadá e da região da guerra Rússia e Ucrânia.
Belém e Tocantins
Além disso, nessa mesma reunião, Lula também se encontrará com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), e outro gestor local de Tocantins.
Foto/montagem: Alex Fideles/BNC