Macron dribla Bolsonaro e negocia com governadores da Amazônia

Mariane Veiga

Publicado em: 23/09/2019 às 15:15 | Atualizado em: 23/09/2019 às 15:15

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é um dos governadores da Amazônia Legal procurado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para uma conversa sobre a doação de 200 milhões de euros para a região amazônica.

Uma reunião está agendada para esta segunda-feira, dia 23, na Conferência do Clima, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Representantes do Chile e da Colômbia também vão participar.

O embaixador do Brasil na França, Michel Miraillet, anunciou no Twitter que a França vai doar esse recurso com o objetivo de colaborar na preservação da floresta amazônica.

 

Leia mais

Governadores negociam novo fundo e mercado de crédito de carbono com embaixadas

 

O governador do Amapá, Waldez Goes (PDT),  coordenador do grupo que reúne os estados da floresta amazônica, compartilhou no Twitter vídeo no qual aparece cumprimentando Macron.

Em agosto, o governo francês já analisava a possibilidade da reunião entre Macron e governadores brasileiros acontecer.

A ideia foi admitida pela embaixada francesa no Brasil durante reunião realizada no dia 27 de agosto com o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Os mandatários da região querem estudar maneiras de disponibilizar ajuda aos estados interessados para o combate das queimadas.

Os governadores do consórcio estiveram com embaixadores da Alemanha, Noruega e Reino Unido no última dia 12 de setembro para tratar sobre ações de combate ao desmatamento na Amazônia.

No dia 27 de agosto, os governadores se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para tratar do aumento do número de queimadas nas florestas da Amazônia.

Durante a reunião com o presidente, vários governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal reforçaram o discurso do governo federal sobre a política ambiental.

A regularização fundiária foi o tema mais mencionado pelos chefes dos poderes executivos estaduais, assim como o Fundo Amazônia.

Leia no Congresso em Foco.

 

Leia mais

Noruega quer parceria com Amazonas mesmo sem o Fundo Amazônia

 

 

Foto: Clauber Caetano/PR

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags