Macron dribla Bolsonaro e negocia com governadores da AmazĂ´nia

Publicado em: 23/09/2019 Ă s 15:15 | Atualizado em: 23/09/2019 Ă s 15:15
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), Ă© um dos governadores da AmazĂ´nia Legal procurado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para uma conversa sobre a doaĂ§Ă£o de 200 milhões de euros para a regiĂ£o amazĂ´nica.
Uma reuniĂ£o estĂ¡ agendada para esta segunda-feira, dia 23, na ConferĂªncia do Clima, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Representantes do Chile e da ColĂ´mbia tambĂ©m vĂ£o participar.
O embaixador do Brasil na França, Michel Miraillet, anunciou no Twitter que a França vai doar esse recurso com o objetivo de colaborar na preservaĂ§Ă£o da floresta amazĂ´nica.
Leia mais
Governadores negociam novo fundo e mercado de crédito de carbono com embaixadas
O governador do AmapĂ¡, Waldez Goes (PDT), coordenador do grupo que reĂºne os estados da floresta amazĂ´nica, compartilhou no Twitter vĂdeo no qual aparece cumprimentando Macron.
Em agosto, o governo francĂªs jĂ¡ analisava a possibilidade da reuniĂ£o entre Macron e governadores brasileiros acontecer.
A ideia foi admitida pela embaixada francesa no Brasil durante reuniĂ£o realizada no dia 27 de agosto com o lĂder da oposiĂ§Ă£o no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Os mandatĂ¡rios da regiĂ£o querem estudar maneiras de disponibilizar ajuda aos estados interessados para o combate das queimadas.
Os governadores do consĂ³rcio estiveram com embaixadores da Alemanha, Noruega e Reino Unido no Ăºltima dia 12 de setembro para tratar sobre ações de combate ao desmatamento na AmazĂ´nia.
No dia 27 de agosto, os governadores se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para tratar do aumento do nĂºmero de queimadas nas florestas da AmazĂ´nia.
Durante a reuniĂ£o com o presidente, vĂ¡rios governadores do ConsĂ³rcio Interestadual de Desenvolvimento SustentĂ¡vel da AmazĂ´nia Legal reforçaram o discurso do governo federal sobre a polĂtica ambiental.
A regularizaĂ§Ă£o fundiĂ¡ria foi o tema mais mencionado pelos chefes dos poderes executivos estaduais, assim como o Fundo AmazĂ´nia.
Leia no Congresso em Foco.
Leia mais
Noruega quer parceria com Amazonas mesmo sem o Fundo AmazĂ´nia
Foto: Clauber Caetano/PR