Depois de nove renovações, Manaus troca empresa de limpeza pública
Empresa passou oito anos de dois mandatos de Arthur Virgílio Neto (PSDB), mais um da gestão David Almeida (Avante)

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/07/2022 às 12:13 | Atualizado em: 18/07/2022 às 12:13
A Prefeitura de Manaus anunciou hoje (18) que trocou a empresa particular de limpeza pública. Saí a Mamute e entra a Murb.
Essa empresa estava há nove anos com esse contrato, que não teve valores divulgados. Portanto, a Mamute passou oito anos de dois mandatos de Arthur Virgílio Neto (PSDB), mais um da gestão David Almeida (Avante).
Contratada sem licitação, a Murb fica até que a prefeitura realize nova concorrência.
Almeida divulgou a seguinte nota à imprensa:
A partir deste domingo, dia 17/7, a empresa Murb Serviços assumiu os serviços que vinham sendo prestados pela Mamute Conservação, Construção e Pavimentação Ltda. de apoio, de limpeza e manutenção de vias e espaços públicos executados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) na capital amazonense.
O contrato com a Mamute já estava em sua nona renovação e com duas dispensas, portanto, sem amparo legal para novas adições.
Além disso, sem qualquer comunicação formal, a Mamute retirou, na última sexta-feira, dia 15, colaboradores e equipamentos de operação.
Leia mais
David apresenta Altevir Moreira, substituto de Sabá na Semulsp
A nova empresa foi selecionada em caráter emergencial, na modalidade dispensa de licitação, e atuará temporariamente até que a Prefeitura de Manaus conclua no prazo previsto de 180 dias o processo de elaboração da licitação que definirá um novo prestador.
A Murb Serviços reaproveitou 80% do quadro de funcionários da Mamute.
Em relação à falta de pagamento dos funcionários da empresa Mamute, a Semulsp não tem conhecimento, pois para cada medição paga à empresa é essencial a apresentação de comprovantes da folha de pagamento, certidão negativa de FGTS e INSS, e caso houvesse falta de pagamento a empresa não conseguiria a emissão de tais documentos.
A Semulsp reitera seu compromisso com a população e a cidade de Manaus e afirma que nenhum serviço prestado pela secretaria foi afetado.
Nesta segunda-feira (18), os servidores da pasta encontram-se espalhados em diversos pontos da cidade com a programação normal de trabalho em diversos serviços, como capinação, poda, lavagem, varrição e outros trabalhos.
Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom