Marcha virtual pela ciência debate coronavírus e recursos para a saúde

Evento acontece nesta quinta-feira, 7, pelas redes sociais. É uma iniciativa da SBPC e mais 100 entidades científicas

Da Redação do BNC AMAZONAS em Brasília

Publicado em: 06/05/2020 às 21:56 | Atualizado em: 06/05/2020 às 21:56

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), as Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, realizam nesta quinta-feira, dia 7, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil.

As atividades serão transmitidas pelas redes sociais ao longo de todo o dia.

O objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

Para a SPBC, os cortes no orçamento da área da ciência e tecnologia, na educação e na saúde, impõem um desafio nessa corrida por respostas aos impactos devastadores da disseminação do coronavírus.

“Laboratórios sucateados, bolsas cortadas, redução de insumos, agravados pela campanha de desvalorização do conhecimento científico, tornam o trabalho de pesquisadores no País uma tarefa hercúlea”, argumenta o presidente da SBPC, Ildeu Moreira (foto).

Ele diz que, ainda assim, cientistas brasileiros se destacam pela qualidade dos estudos desenvolvidos no País e pela intensa campanha de conscientização social sobre cuidados e proteção contra o novo vírus, além de debater medidas econômicas para o enfrentamento da crise.

“Os profissionais de saúde, na linha de frente do enfrentamento da pandemia, padecem de muitas dificuldades, inclusive de segurança pessoal, e se defrontam com a falta de recursos materiais e humanos”, complementa o pesquisador.

A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaques os seguintes tópicos:

  • A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, cientistas, médicos e especialistas;
  • A crise da ciência no Brasil e a redução dos recursos para CT&I principalmente para ajudar a crise sanitária e econômica;
  • O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;
  • E a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.

 

Atividades da marcha

Entre as atividades da manifestação, a SBPC e as entidades que organizam a Marcha realizarão dois painéis de debates neste 7 de maio: um dedicado à pandemia da covid-19 e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira.

As Secretarias Regionais da SBPC, juntamente a entidades e instituições científicas locais também promoverão atividades direcionadas às suas regiões de abrangência.

Além dos seminários online, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com as hastags: #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

 

Programação da Marcha Virtual no Amazonas (horário local)

08h – 09h30 – Painel Virtual – Biodiversidade, sistema de C&T e Estrutura de Ciência no Amazonas

09h30 –11h – Painel Virtual – Por que a Covid-19 explodiu no Amazonas?

11h – 11h30 – Tuitaço e a manifestação

14h – 15h30 – Painel Virtual – Financiamento C&T

17h – 17h30 – Tuitaço e manifestação

17h30 – 19h – Painel Virtual – Populações tradicionais. Covid-19 e outros desafios.

 

Foto: Reprodução