Ministro do Meio Ambiente quer despachar do Amazonas em junho

Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte. Foto: Israel Conte/BNC

Publicado em: 17/05/2018 às 17:25 | Atualizado em: 17/05/2018 às 17:26

Na agenda oficial que cumpriu em Manaus com o governador Amazonino Mendes (PDT) nesta quinta-feira, dia 17, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, comunicou a intenção de deslocar toda a estrutura do ministério para algum município do Amazonas, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente.

A ideia é que Duarte despache oficialmente direto dessa localidade entre os dias 1º e 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. O município ainda será escolhido posteriormente.

“Queremos que a floresta traga resultados econômicos, além do ecossistema. Vamos trabalhar para que a atividade econômica e a preservação sejam parceiros daqui para frente no Brasil”, afirmou o ministro, destacando a importância de ouvir in loco as necessidades dos povos das florestas.

Desmatamento ilegal

A visita do ministro também marcou o lançamento da Mobilização Nacional contra o Desmatamento Ilegal, campanha que une ações de governos, poderes judiciário e legislativo, setor produtivo e sociedade civil, visando reduzir, de forma contínua, o desmatamento ilegal.

“O ministro vem com uma visão moderna, muito equilibrada e inteligente, mostrando o avanço do setor no país. Nós da Amazônia temos as nossas idiossincrasias, nossos problemas, mas abrimos uma conversa muito franca e que me deixou muito feliz com a visão cordata do ministro. Toda a conversa foi pontificada com a preocupação da absoluta aplicação da legalidade”, explicou o governador Amazonino Mendes.

Na ocasião, Amazonino ainda propôs a criação de grupos de estudos para análises específicas, levando em conta as nossas características regionais. “As questões locais não podem ser tratadas de forma genérica. O grande problema é como normatizar essas normas ambientais dentro de um país continental como o Brasil, com suas peculiaridades”, observou o governador.

Joio e trigo

 O ministro disse entender essas necessidades e colocou o Ministério do Meio Ambiente à disposição do Governo do Amazonas. “Temos que combater a ilegalidade, mas oferecer a mão para quem quer trabalhar de forma correta”, afirmou Edson Duarte.

“Queremos construir uma agenda positiva e parceira com os governos estaduais na regularização, no apoio a todos aqueles que querem produzir de forma legal, sustentável, gerando emprego e renda. Queremos separar o joio do trigo: aqueles que estão produzindo de acordo com a legislação ambiental daqueles que cometem atos criminosos, ilegais, que atentam não só contra o meio ambiente, mas contra os interesses da sociedade, do setor produtivo, que é tão importante para todos os estados”, explicou Edson Duarte.

*Com informações da Secom. 

Foto: BNC