por Israel Conte , da redação
Os vencimentos mensais de R$ 2,2 mil aproximadamente atraíram 108 mil dos 238 mil inscritos no concurso público da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
As provas estão sendo aplicadas neste domingo, dia 8, tanto na capital quanto no interior, sendo no turno matutino para quem disputa os cargos de nível fundamental e médio, e vespertino, a quem concorre aos cargos de nível superior.
“Trabalhamos na recuperação vencimental de um profissional que é essencial, tanto quanto o professor e o pedagogo, que é o nosso merendeiro. Fizemos uma correção de mais de 100% e passamos a ter agora algo em torno de R$ 2,2 mil. Isso fez com que 108 mil pessoas procurassem as 600 vagas de merendeiro”, explicou Lourenço Braga, secretário da Seduc, em entrevista no Colégio Militar da Polícia Militar V (CMPM V), local que abrigou o maior número de candidatos nesta manhã.
Já as 7.096 vagas de professor serão disputadas por 43 mil inscritos, muitos deles de outros estados.
“Essa disputa de brasileiros de diferentes estados só nos engrandece. Fizemos em março, cumprindo a data-base do magistério, um reajuste de 27,02% em todos os vencimentos dos trabalhadores da educação. Isso fez com que passássemos a ter o 3º maior vencimento de professor do Brasil”, detalhou Lourenço.
Inédito
De acordo com o secretário, o concurso deste ano também ficará marcado pelo ineditismo na abertura de vagas para professores indígenas.
“A gente criou 680 vagas para professor de educação indígena. Isto fez com que 1.047 se habilitassem disputando essas vagas. Isso aponta uma correção de rumo em relação a educação indígena”, disse Lourenço informando ainda que já foram celebrados convênios para a construção de escolas em aldeias indígenas e que no início de 2019 serão ofertadas vagas para mestrado em educação indígena.
Vagas e cargos
No concurso deste domingo estão em disputa 8,1 mil vagas. A maioria são para o cargo de professor, somando 7.096, dentre as quais, 6.499 vagas serão para professores do regime de 20h semanais e 597 para professores de 40h.
São oferecidas ainda 600 vagas para o cargo de merendeiro, 191 vagas para pedagogos, 108 vagas para assistentes técnicos, 37 vagas para assistentes sociais, 36 vagas para psicólogos, 50 para bibliotecários, 40 para nutricionistas, sete vagas para engenheiros, cinco vagas para contadores, três para fonoaudiólogos e duas para estatísticos.
Todo o certame é de responsabilidade do Instituto Acesso que divulgará o gabarito nesta segunda-feira, dia 9.
O resultado final do concurso público e a homologação do certame estão previstos para o dia 12 de dezembro de 2018. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão convocados para o início do ano letivo de 2019.
Aos 67, busca uma vaga
Maria das Graças Pinheiro, 67 anos, chegou 30 segundos após o fechamento dos portões do CMPM V.
Moradora da Cidade de Deus, a autônoma disse que o trânsito pesado complicou sua chegada ao Colégio Militar da Polícia Militar V (CMPM V), localizado no Complexo Nilton Lins, Parque das Laranjeiras.
Ela perdeu a prova para a vaga de merendeira nesta manhã, mas também está inscrita para disputar à tarde uma das vagas de Serviço Social.
“Enquanto a gente tá vivo, tem que procurar fazer alguma coisa”, concluiu.