Ministério de contas avalia Amazonas com “nível elevado” em transparência
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pela coordenação da política de transparência do governo de Wilson Lima

Mariane Veiga
Publicado em: 15/07/2020 às 16:20 | Atualizado em: 15/07/2020 às 16:28
O Governo do Amazonas foi classificado como “nível elevado” no Ranking da Transparência divulgado pelo Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
De acordo com ministério, o governo saltou de 80,4% para 96,64%, ocupando o segundo lugar na lista dos entes avaliados. A análise dos dados é feita por meio do portal da transparência da administração estadual.
O estudo teve como critérios fatores relacionados aos itens transparência ativa, transparência passiva e boas práticas.
Os avaliados recebem pontuação por meio de escala que varia entre zero e 100% e as classificações nos níveis elevado, mediano, deficiente e crítico.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pela coordenação da política de transparência do governo de Wilson Lima (PSC).
Segundo o controlador-geral, Otávio Gomes, o avanço no resultado da transparência é resultado do comprometimento do governador na melhoria de divulgação e de acesso às informações públicas.
“O resultado positivo mostra que o executivo cumpre a legislação de transparência com o compromisso de facilitar a fiscalização dos órgãos de controle e dar amplo acesso às informações públicas”.
O ranking pode ser conferido no site www.mpc.am.gov.br, no link ‘Ranking de Transparência’.
Leia mais
Justiça aprova medidas do governo do Amazonas contra coronavírus
Foto: Divulgação/Secom