O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lançou edital nesta segunda-feira (25) destinado à hospedagem de startups da área de bionegócios nas instalações no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), que funciona em Manaus.
O ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o lançamento do CBA Open é uma chamada pública do CBA que selecionará startups para se instalar por 12 meses no órgão, em Manaus.
“Uma oportunidade única para juntar pesquisadores e empreendedores, gerando negócios sustentáveis, emprego e renda a partir das riquezas da nossa biodiversidade”.
Alckmin disse que as inscrições são gratuitas e vão até 25 de dezembro.
Para o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do ministério, Rodrigo Rollemberg, o programa CBA Open é um passo fundamental para transformar o CBA em hub de bioeconomia.
Hub é um espaço de conexão que facilita troca de ideias, recursos, informações, conhecimento e outros.
De acordo com o ministro, o centro terá suas instalações, infraestrutura laboratorial, centro de produção e planta industrial compartilhadas “num grande ambiente de integração e de inovação entre empresas, gerando produtos e negócios a partir da biodiversidade da Amazônia”.
“Com essa iniciativa, startups poderão se hospedar no CBA e desenvolver projetos que valorizem a biodiversidade amazônica, gerando produtos e serviços inovadores para setores como cosméticos, fármacos e agricultura”, afirmou o diretor-geral do CBA, Marcio Miranda.
E completou:
“Mais do que laboratórios, o CBA busca ser um impulsionador de novos bionegócios, consolidando sua atuação como um centro de inovação voltado à bioeconomia”.
Leia mais
Inscrição
O ministério exige que as propostas sejam apresentadas por pessoas jurídicas (startups) com plano de negócios alinhado aos objetivos do programa CBA Open.
Candidatos aprovados poderão utilizar, de forma onerosa, a infraestrutura física e laboratorial do CBA , em espaços privados ou compartilhados.
As condições serão definidas mediante instrumento contratual celebrado após o processo seletivo, compreendendo a cessão, em caráter temporário, do direito de uso de área física.
Foto: divulgação