Ministra debate na Suframa investimentos em pesquisa na região

Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação participa também em Manaus da posse da nova reitora da Ufam

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 02/07/2025 às 22:37 | Atualizado em: 02/07/2025 às 22:37

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumpre extensa agenda em Manaus nesta sexta-feira, 4 de julho. Além da posse nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, ela debate investimento em pesquisa na região e vista fábricas do polo industrial da ZFM (Zona Franca de Manaus).

Pela manhã, a ministra terá reunião com o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, para avaliar os resultados da Política Pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (2023-2024) oriundos da Lei de Informática da ZFM.

Somente em 2023, por exemplo, foram investidos R$ 1,59 bilhão em PD&I na Amazônia ocidental e Amapá, conforme estabelecido pela lei.

O grosso dos investimentos foi feito em parceria com institutos de ciência e tecnologia da região (71,84%).

Naquele ano, Manaus respondeu por 57% dos projetos, seguida pelos demais municípios do Amazonas.

Os demais estados aparecem na seguinte ordem: Rondônia (10%), Roraima (7%), Acre (6%) e Amapá (2%).

Leia mais

Governo Lula sinaliza atenção à Ufam na posse de Tanara

Fábricas da ZFM

Pela tarde, a ministra visitará a fábrica I-Sheng Brasil para conhecer a fabricação de condutores elétricos, cabos de dados e de rede que atendem aos fabricantes de aparelhos celulares e todos os segmentos do setor eletroeletrônico.

Na Positivo Tecnologia conhecerá a planta de produção de placas, componentes e subconjuntos.

Pela noite, às 19h, a ministra prestigiará a posse da reitora eleita da Ufam, Tanara Lauschner, que é filiada ao PCdoB, partido do qual a ministra é presidenta nacional.

Além da nova reitora, acompanham a ministra na agenda em Manaus a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), atual diretora-executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Eliomar Cunha, subsecretário Substituto de Ciência e Tecnologia para a Amazônia; e o professor da Ufam Eron Bezerra.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil