MP-AM quer fim de facilidades de policiais presos em quartel PM

Os oficiais devem permanecer em celas distintas dos praças e em alas separadas para presos provisĂ³rios e condenados, respeitadas as prerrogativas de cada grupo

MP-AM quer bĂ´nus de R$ 12,5 mil sobre salĂ¡rio de atĂ© R$ 37,5 mil

Publicado em: 28/07/2021 Ă s 19:35 | Atualizado em: 29/07/2021 Ă s 13:57

O MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas (MP-AM), por meio da 61ª Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança PĂºblica (Proceap), recomendou ao Comando Geral da PolĂ­cia Militar do Amazonas (PMAM) que, no prazo de cinco dias, providencie a transferĂªncia de quatro policiais militares que permanecem custodiados no 1º BatalhĂ£o de Choque para o NĂºcleo Prisional da PolĂ­cia Militar, cuja finalidade Ă©, exatamente, a guarda de presos militares.

“O BatalhĂ£o de Choque nĂ£o possui condições estruturais e funcionais para realizar custĂ³dia de preso, alĂ©m de estar localizada prĂ³ximo Ă  barreira de entrada e saĂ­da da cidade de Manaus, com os custodiados em alojamento prĂ³ximo ao muro lateral da unidade com acesso direto Ă  rua”, informou a promotora de Justiça, Marcelle Cristine de Figueiredo.

Leia mais

PolĂ­cia captura suspeitos do assassinato de PMs no rio Abacaxis

Conforme orienta o MP, os oficiais devem permanecer em celas distintas dos praças e em alas separadas para presos provisĂ³rios e condenados, respeitadas as prerrogativas de cada grupo, comunicando-se o juĂ­zo responsĂ¡vel pela decretaĂ§Ă£o da prisĂ£o.

O desatendimento da recomendaĂ§Ă£o implica na responsabilizaĂ§Ă£o dos agentes pĂºblicos, com a promoĂ§Ă£o das ações penais e de improbidade, quando cabĂ­veis, nĂ£o se admitindo futuras alegações de desconhecimento das consequĂªncias jurĂ­dicas de seu descumprimento em processos administrativos e judiciais.

Criminalidade

A facĂ§Ă£o criminosa, Comando Vermelho, fez vandalismo em Parintins, toca fogo em viatura da PolĂ­cia Militar. Conforme informações do comando da PM.

A onda de vandalismo com destruiĂ§Ă£o e queima de patrimĂ´nios estaduais, municiais e setor privado foi encandeada no começo da madrugada deste domingo (6).

Quatro focos de incĂªndio em duas escolas, dois Ă´nibus no Bairro de Paulo CorrĂªa e atĂ© uma viatura da polĂ­cia militar foi queimada na cidade.

De acordo com assessoria da PM, outros bairros da cidade podem ter sido alvo de vandalismo.

Na Comunidade da Vila AmazĂ´nia, uma Unidade BĂ¡sica de SaĂºde -UBS- teve tentativa de incĂªndio.

Foto: divulgaĂ§Ă£o