Mulher Ă© primeiro caso de reinfecĂ§Ă£o da covid no Amazonas, afirma Fiocruz
Outros casos identificados pela FVS-AM seguem em investigaĂ§Ă£o

Publicado em: 13/01/2021 Ă s 18:51 | Atualizado em: 13/01/2021 Ă s 18:51
Uma mulher Ă© o primeiro caso confirmado por sequenciamento genĂ©tico de reinfecĂ§Ă£o de coronavĂrus (covid-19) no Amazonas. Os exames laboratoriais do vĂrus foram feitos pela Fiocruz AmazĂ´nia.
A informaĂ§Ă£o foi divulgada pelo Governo do Estado, por meio da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS) nesta quarta (13). Conforme o Ă³rgĂ£o, a confirmaĂ§Ă£o do caso jĂ¡ foi feita ao MinistĂ©rio da SaĂºde, por meio do setor prĂ³prio.
De acordo com a FVS, a paciente respondeu aos critĂ©rios de definiĂ§Ă£o de reinfecĂ§Ă£o como, por exemplo, dois exames positivos de RT-PCR, no intervalo de 90 dias entre as contaminações.
Dessa maneira, a Fiocruz detectou na anĂ¡lise da segunda infecĂ§Ă£o a linhagem genĂ©tica do vĂrus (B.1.1.28/K417N/E484K/N501Y). Trata-se, portanto, de uma variante amazĂ´nica do coronavĂrus, registrada inicialmente no JapĂ£o.
Segundo o diretor de inovaĂ§Ă£o e pesquisa da Fiocruz AmazĂ´nia, virologista Felipe Naveca, a paciente estĂ¡ curada. A princĂpio, foi ele o responsĂ¡vel pela identificaĂ§Ă£o desse primeiro caso de reinfecĂ§Ă£o no Amazonas.Â
Em conclusĂ£o, disse que hĂ¡ outros casos identificados pela FVS que seguem em investigaĂ§Ă£o.
Leia mais
Foto:Â Michell Mello/ Secom