Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Noruega anuncia que com Lula vai desbloquear Fundo Amazônia

Anúncio foi feito no Twitter do ministro do Meio Ambiente norueguês, Espen Barth Eide

Mariane Veiga

Publicado em: 31/10/2022 às 15:01 | Atualizado em: 31/10/2022 às 18:27

O ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, anunciou, nesta segunda-feira (31), que, após a vitória de Lula da Silva (PT) nas eleições brasileiras, o país escandinavo deve retomar o auxílio contra o desmatamento da Amazônia.

O anúncio foi feito no Twitter do ministro. Ele parabenizou Lula pela vitória nas urnas e ressaltou o discurso do petista sobre combate ao desmatamento.

“O presidente eleito Lula defendeu a proteção da Amazônia e seu povo ao longo de sua campanha, bem como em seu discurso de aceitação. A Noruega espera revitalizar nossa extensa parceria climática e florestal com o Brasil”, escreveu.

A Noruega suspendeu, no início do governo de Jair Bolsonaro (PL), o financiamento ao Fundo Amazônia, que era mantido junto com a Alemanha.

Leia mais

STF forma maioria para volta do Fundo Amazônia

Desmatamento

O Fundo tem finalidade de captar doações estrangeiras para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia.

Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 00h29 de segunda-feira (31), Lula venceu as eleições brasileiras com 50,90% dos votos válidos.

Leia mais no Metrópoles.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais