Novo secretário de presídios diz que não haverá regalias

Publicado em: 13/01/2017 às 18:59 | Atualizado em: 14/01/2017 às 11:15
O novo secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, tenente-coronel Cleitman Rabelo, afirmou em entrevista na tarde desta sexta-feira, dia 15, que “presos não terão regalias, apenas o que está previsto na lei de execuções penais.” Rabelo, que evitou fazer críticas ao antecessor Pedro Florêncio, afirmou que disciplina será a palavra de ordem nos presídios. “O dr. Florêncio deixou seu legado no sistema. O que deu certo vamos continuar e as falhas vamos corrigir. Para manter a disciplina basta agir como prevê a lei de execuções penais, nem uma vírgula a mais nem a menos. Se dá algo a mais, ocorre a indisciplina”, disse.
Porém, ao ser questionado se esse “algo a mais” seria a liberação da festa de réveillon autorizada pelo ex- secretário Florêncio, que ocorreu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) horas antes do massacre de presos, o novo secretário saiu pela tangente. “Prefiro não comentar sobre isso”.
O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes também evitou críticas ao ex-titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). “Não é culpa do Florêncio, aliás, achar culpados é fácil. Difícil é fazer o trabalho. Ele me disse que pediu para sair por achar que sua presença ali impedia a aplicação de novas políticas. Como bom policial que é e cumpridor se suas missões, ele achou melhor sair”.
Fontes disse ainda que foram recapturados 80 presos dos 225 que fugiram do Compaj e do Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat) no ultimo dia 1°, após a rebelião que deixou 56 mortos. Sobre a revisão para cima do número de foragidos por parte da própria secretaria de segurança, Fontes disse que policiais que atuam em áreas administrativas e em órgãos públicos já foram convocados para reforçar as buscas. “Além disso, os policiais que estavam fazendo a segurança dos presídios estão liberados após a vinda da Força Nacional. Então, vamos elevar esse número de presos recapturados”, declarou.
Foto: Neuton Segundo/BNC