O Globo destaca caso de fake news com uso de IA contra David Almeida

O periĂ³dico nacional destaca que a temporada de notĂ­cias falsas em ano eleitoral jĂ¡ começou

O Globo destaca caso de fake news com uso de IA contra David Almeida

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 14/01/2024 Ă s 17:26 | Atualizado em: 15/01/2024 Ă s 14:31

O jornal O Globo na ediĂ§Ă£o deste domingo (14) deu como manchete o caso envolvendo o prefeito de Manaus, David Almeida, como vĂ­tima de fake news com uso de InteligĂªncia Artificial (IA), conhecida como deepfake

Oficialmente, o episĂ³dio foi o primeiro registrado contra um governante no paĂ­s, nas vĂ©speras de um processo eleitoral.

Esse Ă© um dos crimes da era digital com uso das mais novas tecnologias, que manipulam a realidade, e que estĂ¡ sendo investigado pela PolĂ­cia Federal do Amazonas.

Em reportagem especial, o periĂ³dico nacional destaca que a temporada de notĂ­cias falsas em ano eleitoral jĂ¡ começou, mas com uma modalidade de conteĂºdo ainda mais difĂ­cil de ser identificada.

O Globo destaca caso de fake news com uso de IA contra David Almeida

Foram citados trĂªs casos de fake news envolvendo polĂ­ticos, com destaque ao prefeito da capital amazonense.

Por intermĂ©dio de Ă¡udio contendo informações caluniosas, a deepfake contra David Almeida foi disparada virtualmente, em grupos de WhatsApp.

Assim, o caso aconteceu no Ăºltimo mĂªs de dezembro, com montagens e simulações de ataques aos profissionais da educaĂ§Ă£o. O caso foi imediatamente denunciado pelo prefeito Ă  PF, que conduz as investigações.

Esse caso Ă© uma tentativa de retaliaĂ§Ă£o da oposiĂ§Ă£o na cidade e que visa o processo eleitoral deste ano. NĂ£o existe anonimato na internet e quem produz e distribui fake news pode ser responsabilizado. Esse caso deve servir de parĂ¢metro para o restante do Brasil. O Ă¡udio Ă© falso e tem o objetivo de criar indisposiĂ§Ă£o com a categoria (dos professores), pela qual tenho muito respeito e admiraĂ§Ă£o, em ano eleitoral, afirmou David Almeida ao jornal O Globo.

De acordo com as investigações iniciais realizadas pela perĂ­cia da PolĂ­cia Federal, foi constatado que o Ă¡udio se trata de uma montagem.

Ou seja, com possĂ­veis recursos de InteligĂªncia Artificial, contendo fragmentos de outros tipos de Ă¡udios, alĂ©m de manipulações no conteĂºdo.

Desde que o inquĂ©rito foi instaurado, no Ăºltimo dia 22 de dezembro, suspeitos jĂ¡ foram ouvidos.

O superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos, afirmou que a investigaĂ§Ă£o identificarĂ¡ e punirĂ¡ todos os envolvidos no crime.

Sobre a deepfake

Técnica utilizada para criar e adulterar sons e vídeos, a deepfake simula tons, timbres e até formas de falar das pessoas.

Tudo recriado virtualmente, com o uso da IA. Assim, as montagens ficam bem mais realistas, com pessoas falando e realizando situações que nunca fizeram de verdade.

Leia mais

Eleições 2024: David Almeida Ă© primeira vĂ­tima da inteligĂªncia artificial

Foto: divulgaĂ§Ă£o